Uma proposta de avaliação diagnóstica multidisciplinar do transtorno do espectro autista (TEA)



Velloso, R. L.; Vinic, A. A.; Duarte, C. P.; Dantino, M. E. F.; Brunoni, D.; Schwartzman, J. S. (2011). Protocolo de avaliação diagnóstica multidisciplinar da equipe de transtornos globais do desenvolvimento vinculado à pós-graduação em distúrbios do desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, 11(1), 9-22.

Resenhado por Danielle Alves Menezes

O objetivo do artigo é descrever um protocolo multidisciplinar de avaliação do transtorno do espectro autista (TEA), gerado a partir de um conjunto de 126 avaliações de transtornos globais do desenvolvimento(TGD), realizadas entre 2005 e 2010. Ao final, dentre os diversos diagnósticos,  foram selecionados 31 indivíduos com TEA para a amostra.
As etapas que compuseram a proposta do protocolo foram: anamnese, avaliação neuropsicológica, avaliação fonoaudiológica, avaliação da cognição social, exame físico, exame neurológico, avaliação do movimento ocular (Tobii eye tracking) e aplicação de protocolos de pesquisas científicas.
Em especial, a anamnese conteve informações sobre histórico escolar, médico e genético, desenvolvimento neuropsicomotor. Foram aplicados, nesta etapa, instrumentos de rastreamento de TDG, o Autism Screening Questionnaire (ASQ) e o Autism Behavior Checklist (ABC). Já na avaliação neuropsicológica, o foco foi verificar se havia preservação ou prejuízo no processamento ligado a funções cerebrais superiores através de testes padronizados, com foco na inteligência, memória verbal e visual, atenção concentrada, seletiva e dividida, funções executivas e percepção. Foram utilizadas a Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC-III), Escala de Inteligência Wechsler para Adultos (WAIS-III), Escala de Maturidade Mental Columbia e o Perfil Psicoeducacional Revisado (PEP-R), Rey Auditory Verbal Learning Test (RAVLT), teste Figuras Complexas de Rey, o teste FAS Animais e Frutas, Teste Stroop, Trail Makink Test, Teste Atenção Concentrada, Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST).
A avaliação fonoaudiológica compreendeu os seguintes aspectos: fonologia, sintática, semântica, vocabulário, pragmática, competências metalingüísticas (incluindo leitura, escrita, interpretação de inferência, ambiguidade e metáfora, maturidade simbólica e atenção compartilhada, através de roteiro padronizado e dos instrumentos teste ABFW, teste de linguagem infantil TIPITI, teste TLC-E e teste avançado em Teoria da Mente. A avaliação da cognição social buscou analisar as seguintes habilidades: dividir ou compartilhar o mesmo ponto de interesse ou perspectiva, empatia, reconhecimento de expressões faciais, inferências, antecipação, alexitimia, pretend play (faz-de-conta) e falsa crença. Os instrumentos utilizados foram: Inventário de Habilidades Sociais Del, ADOS-G (Autism Diagnostic Observation Schedule), ADI-R (Autism Diagnosis Interview-Revised) e CHAT - Checklist de Autismo em crianças.
Em cada etapa, houve discussão multidisciplinar dos resultados, os quais foram, posteriormente, operacionalizados e transformados em orientações para membros da família do avaliado. Como resultado, observou-se que foi possível realizar intervenções mais precoces, obteve-se melhor investigação de aspectos complexos que envolvem o TEA e houve maior refinamento dos dados para composição de diagnóstico diferencial, bem como de compreensão do prognóstico do TEA.
A partir da proposta de protocolo investigada pelos autores, observou-se a importância de ampliar a avaliação diagnóstica na direção de uma visão multifacetada sobre o TEA. Com isso, o prognóstico do transtorno poderá ser mais bem compreendido pelos familiares, assim como melhor planejamento do tratamento da pessoa com TEA, o que favoreceria a adaptação psicológica e, consequentemente, promoveria bem-estar psicológico.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.