Luto durante a pandemia do COVID-19: Considerações para profissionais de cuidados paliativos

5 years ago
Grief During the COVID-19 Pandemic: Considerations for Palliative Care Providers 

Wallace, C. L., Wladkowski, S. P., Gibson, A., & White, P. (2020). Grief During the COVID-19 Pandemic: Considerations for Palliative Care Providers. Journal of Pain and Symptom Management. Doi: 10.1016/j.jpainsymman.2020.04.012 

Resenhado por Daiane Nunes 

O luto tem sido uma experiência comumente vivenciada durante a pandemia de COVID-19. Atualmente, todos estão suscetíveis a múltiplas perdas diariamente. Essas envolvem a perda de segurança financeira, de conexões sociais presenciais, de autonomia para se movimentar livremente e de aspectos de saúde física e mental. Profissionais de saúde necessitam se isolar por tempo indeterminado de seus familiares. Para indivíduos que perderam entes queridos, os funerais e enterros têm sido realizados remotamente e muitos não estão podendo se despedir de familiares ou amigos.  
A pandemia vem interrompendo as experiências usuais de luto e implicam modificações nas abordagens de apoio. As experiências de morte se tornam mais pessoais e o luto antecipatório é resultado da incerteza e da tentativa de entender o que está por vir.Uma comunicação de qualidade, o planejamento avançado de atendimento, o autocuidado dos prestadores de serviço e orientações de tele-saúde têm sido os principais recursos utilizados pelos profissionais de saúde para mitigar os efeitos deste cenário específico de luto. Neste momento, a trajetória imprevisível da doença e a preparação prática e emocional para a morte, contribuem para a tensão em cuidadores e requer apoio adicional ao processo de luto.  
O gerenciamento baseado em comunicação, incluindo o reconhecimento, a resolução e a validação de respostas emocionais, é uma estratégia essencial para lidar com o sofrimento antecipado entre pacientes gravemente doentes e suas famílias. Viabilizar esse enfrentamento, oportunizando a aceitação cognitiva e emocional da morte, possibilita melhores resultados na qualidade de vida dos indivíduos enlutados.  
A Psicologia da Saúde tem ocupado um papel essencial no entendimento das complexidades que envolvem as diferentes formas de sofrimento no contexto de pandemia. Compreender estes novos processos de luto relacionados ao distanciamento social, aos sentimentos de incerteza quanto ao futuro e de impotência diante das mudanças nos funerais de entes queridos é um componente fundamental no enfrentamento e apoio diante da pandemia pelo novo coronavírus

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.