Saúde mental na pandemia da COVID-19

Mental health in the Covid-19 pandemic
       Cullen, W., Gulati, G., & Kelly, B. D. (2020). Mental health in the Covid-19 pandemic. QJM: An International Journal of Medicine, 113(5), 311-312. doi: 10.1093/qjmed/hcaa110
Resenhado por Millena Bahiano

        Os fatores psicológicos desempenham um papel importante na adesão às medidas de saúde pública (por exemplo, a vacinação) e na forma como as pessoas lidam com a ameaça de doenças por agentes infecciosos e consequentes perdas na família. Essas são questões significativas a serem consideradas na gestão de qualquer pandemia, incluindo a COVID-19. As reações psicológicas durante pandemias incluem comportamentos desajustados, sofrimento mental, respostas defensivas e a ocorrência de problemas emocionais durante e após a eclosão da crise pandêmica.
        Segundo Cullen, Gulati & Kelly (2020), diante de situações de emergências de saúde pública é crescente o aumento de ansiedade e de sintomas depressivos dentre indivíduos que não possuíam condições preexistentes de problemas mentais. Os trabalhadores da saúde também acabam particularmente em risco de apresentarem sintomas psicológicos, especialmente se trabalham nas redes de atenção voltadas à saúde pública, cuidados de saúde primários, serviços de emergência e de cuidados intensivos. Ademais, recomenda-se que em qualquer fase de uma crise em saúde, necessidades psicológicas e psiquiátricas não sejam minimizadas.
        Desse modo, medidas podem e devem ser adotadas com o intuito de diminuir os efeitos psicológicos e psiquiátricos nas pessoas no decorrer da pandemia. Em primeiro lugar, deve-se intensificar os cuidados e atenção às pessoas com doença mental diagnosticada e que se encontram em risco desproporcional de sofrimento físico e mental. Em segundo lugar, recomenda-se a prestação de intervenções psicológicas direcionadas para a população afetada pela COVID-19. Por fim, e não menos importante, orienta-se que os profissionais da linha de frente também recebam assistência psicológica, visto que, no contexto pandêmico, esses trabalhadores se encontram mais expostos ao cansaço, estresse e ansiedade por lidar diretamente e diariamente com a doença. Nesse cenário, a atenção psicológica se torna um fator protetivo à saúde mental de toda a equipe de saúde, bem como ajuda a minorar ou prevenir futuros problemas psiquiátricos na população em geral.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.