Sintomas da depressão, ansiedade e estresse em estudantes da área da saúde e impacto na qualidade de vida

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Freitas, P. H. B., Meireles, A. L., Ribeiro, I. K. S., Abreu, M. N. S., Paula, W., & Cardoso, C. S. (2023). Síntomas de depresión, ansiedad y estrés en estudiantes del área de la salud e impacto en la calidad de vida. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 31, e3884. 10.1590/1518-8345.6315.3884.

 

Jucimara Cabral de Santana

 

            A qualidade de vida (QV) é um conceito que se refere às condições de saúde, eficácia de intervenções, tratamentos e tem relação com a percepção das pessoas sobre suas realidades de vida. No contexto universitário, diversos fatores podem afetar negativamente a saúde mental, física e o desempenho acadêmico, como: a sobrecarga de trabalho, de tarefas acadêmicas, enfrentamento de situações que excedem a possibilidade de enfrentamento, dentre outras. Diante disso, o estudo buscou analisar a relação da qualidade de vida e de sintomas de depressão, ansiedade e estresse em universitários de cursos da saúde.

            Foi realizado um estudo transversal com 400 alunos inicialmente, entretanto, 321 alunos responderam a todos os questionários da pesquisa na área de saúde do estado de Minas Gerais. Dentre os cursos estavam medicina, farmácia, psicologia, enfermagem, educação física, nutrição, terapia ocupacional e biomedicina. Foi utilizada a WHOQOL-bref (Escala de Qualidade de Vida da OMS) para mensurar qualidade de vida, a DASS-21 (Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse) e um o questionário demográfico, todos via google forms.

            Na análise da WHOQOL-bref e da DASS foi identificada a relação da QV e os sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Observou-se que em 50% dos graduandos da área da saúde foram identificados com sintomas de ansiedade, estresse e depressão, 20% com sintomas mais graves, a variável curso analisada no modelo, não teve influência. O domínio mais impactado dessa reação é o psicológico com sintomas grave/muito grave e associados à menor qualidade de vida.

O estudo apontou o maior público feminino (71%), com o estado civil de solteiras (92,8%). A maior parte dos participantes relataram o uso de álcool (72,6%) e uso de drogas ilícitas (45,5%), tendo 23,7% iniciado o uso com o ingresso a universidade. Foi identificada uma relação significativa e negativa entre a qualidade de vida e os sintomas de depressão, ansiedade e estresse, pois a gravidade dos sintomas se associou com a QV e menores scores. Dessa forma, o estudo aponta que estudantes da área da saúde apresentam altos níveis de sintomas ansiosos, depressivos e de estresse, sendo esses fatores que impactam a qualidade de vida.

            As condições de saúde (depressão, ansiedade e estresse) associadas a qualidade de vida têm impacto direto na vida e no funcionamento dos estudantes de ensino superior.

A pesquisa buscou contribuir para o cuidado a saúde dos acadêmicos, tendo em vista que as condições citadas podem prejudicar o rendimento estudantil. Esses fatores implicam diretamente a saúde dos estudantes, desde o aspecto funcional ligado ao rendimento acadêmico, ao convívio social, além dos comportamentos desadaptativos que surgem como enfrentamento dos estressores. A Psicologia da Saúde estuda a relação dos fenômenos psicológicos no processo de saúde/doença e em sua práxis trabalha na promoção e manutenção da saúde, podendo explorar intervenções pautadas em melhorar a qualidade de vida.

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