Estresse e Estratégias de Enfrentamento em Mestrandos de Ciências da Saúde

Santos, A. F. & Alves Júnior, A. (2007). Estresse e Estratégias de Enfrentamento em Mestrandos de Ciências da Saúde. Psicologia: Reflexão e Crítica, 20, 104-113.

Resenhado por Mariana Serrão

  O presente estudo teve como objetivo detectar a ocorrência de estresse em mestrandos de Ciências da Saúde na Universidade Federal de Sergipe, bem como traçar as estratégias de enfrentamento utilizadas por eles para lidar com o estresse acadêmico.
O estresse é um mecanismo que tem como objetivo adaptar o organismo a uma condição interna ou externa que esteja alterando o bem-estar do indivíduo de alguma maneira. Devido a duração da ação do estressor e por conta do surgimento de sintomas orgânicos ou psicológicos, o estresse apresenta quatro etapas: alarme, resistência, quase-exaustão e exaustão. O estresse é considerado um mecanismo necessário para o equilíbrio do indivíduo, entretanto, quando ultrapassa a sua função adaptativa, pode acarretar danos psicológicos e físicos. Dentre as situações da vida do sujeito disparadoras de estresse, está o ingresso na pós-graduação, visto que envolve o desenvolvimento de vários tipos de adaptação. Devido a isso, considerou-se importante o estudo sobre o estresse em mestrandos, bem como a forma de enfrentamento utilizada por eles.
A pesquisa foi realizada com 27 mestrandos de Ciências da Saúde, sendo 11 homens e 16 mulheres. Percebeu-se a partir dos resultados da pesquisa que 40,7% exibiram estresse e a maioria revelou estar na fase de resistência, apresentando sintomas físicos. Identificou-se diferença por sexo de modo que as mulheres demonstraram maiores níveis de estresse (81,8%).
Em relação às estratégias de enfrentamento, os participantes do sexo masculino que estavam no grupo que exibiu estresse, manifestou como estratégias mais utilizadas o foco na emoção e suporte social. Enquanto o sexo feminino utilizou com maior frequência foco no problema e foco na emoção. O grupo sem estresse demonstrou utilizar com maior frequência foco no problema.
Para além da investigação do nível de estresse, é importante conhecer também as estratégias de enfrentamento que são empregadas pelos indivíduos em situação de estresse. O objetivo desse conhecimento é trabalhar as estratégias mais eficazes, bem como potencializar os recursos de enfrentamento mais efetivos que eles estão habituados a utilizar.

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