O método Life Kinetik® sob a perspectiva das neurociências e educação: uma análise teórica

Herrera, H. J. T., Schmitz, H., Faro, A. (2017). O método Life Kinetik® sob a perspectiva das neurociências e educação: uma análise teórica. Revista Educação em questão (Online), 55, 127-151.

Resenhado por Danielle Alves

Dados estatísticos educacionais do Brasil, em comparação com índices de outros países, demonstra a existência de lacunas quanto ao uso de estratégias para melhorar o processo de aprendizagem. Diante da necessidade de buscar ferramentas pedagógicas inovadoras, o artigo, por meio dos pressupostos neurocientíficos, visa discutir teoricamente o fenômeno da aprendizagem e possibilidades de potencialização desse processo através do método Life Kinetik®, além de avaliar a sua aplicabilidade no âmbito escolar.
Aprendizagem é um processo através do qual experiências modificam o sistema nervoso e, consequentemente, o comportamento das pessoas. Tais mudanças estariam relacionadas à aquisição de novas habilidades e atitudes ante uma capacidade já existente. Do ponto de vista neurocientífico, é um processo que envolve complexas operações bioquímicas e estruturais, tanto no nível do neurônio como no nível de redes neurais, que perfazem processos perceptivos, atencionais, de detecção de recompensas e/ou ameaças, ações motoras e identificação da relação entre ação-consequências ambientais. Especificamente concebe-se que há um tipo de aprendizagem, a associativa, que se encontra estreitamente relacionada com a motora. A aprendizagem associativa pressupõe a percepção da relação entre elementos a ponto de predizer o que pode acontecer. A aprendizagem motora diz respeito à capacidade de aprender procedimentos tornando-os automáticos. Assim, parte-se da ideia de que a automatização de uma ação depende de cadeias associativas entre comportamentos e consequências ambientais.
O método Life Kinetik® tem como objetivo unir tarefas cognitivas e motoras, por meio das quais o cérebro conseguiria criar novas ligações cerebrais, as quais seriam utilizadas posteriormente na vida cotidiana. Ante a complexidade de exercícios, todo o córtex seria ativado, ampliando o envolvimento de áreas cerebrais. Haveria a influência na aprendizagem de outras tarefas não necessariamente motoras. Estudos com camundongos têm mostrado que a exposição a tarefas motoras estimulou a neurogênese em regiões responsáveis pela memória. Transpondo para o funcionamento de humanos e adultos, seria possível pensar em um aumento de sua capacidade de aprendizagem.
Pesquisas aplicadas ao campo educacional já referiram aumento da atenção, concentração e do desempenho após a utilização de métodos psicomotores. Entende-se que o Life Kinetik® estimula outros tipos de aprendizagem que aumentam a ativação cerebral, o que, por sua vez, deixam o cérebro mais propenso a formar novas conexões. Apesar dos achados, faltariam evidências científicas suficientemente fortes para recomendar esse método para a melhora de processos de aprendizagem nas escolas, lacunas que poderiam ser esclarecidas com maior investimento em pesquisas.

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