O método Life Kinetik® sob a perspectiva das neurociências e educação: uma análise teórica
Herrera,
H. J. T., Schmitz, H., Faro, A. (2017). O método Life Kinetik® sob a
perspectiva das neurociências e educação: uma análise teórica. Revista Educação em questão (Online), 55,
127-151.
Resenhado por
Danielle Alves
Dados
estatísticos educacionais do Brasil, em comparação com índices de outros
países, demonstra a existência de lacunas quanto ao uso de estratégias para
melhorar o processo de aprendizagem. Diante da necessidade de buscar ferramentas
pedagógicas inovadoras, o artigo, por meio dos pressupostos neurocientíficos,
visa discutir teoricamente o fenômeno da aprendizagem e possibilidades de
potencialização desse processo através do método Life Kinetik®, além de avaliar a sua aplicabilidade no âmbito
escolar.
Aprendizagem
é um processo através do qual experiências modificam o sistema nervoso e,
consequentemente, o comportamento das pessoas. Tais mudanças estariam
relacionadas à aquisição de novas habilidades e atitudes ante uma capacidade já
existente. Do ponto de vista neurocientífico, é um processo que envolve
complexas operações bioquímicas e estruturais, tanto no nível do neurônio como
no nível de redes neurais, que perfazem processos perceptivos, atencionais, de
detecção de recompensas e/ou ameaças, ações motoras e identificação da relação
entre ação-consequências ambientais. Especificamente concebe-se que há um tipo
de aprendizagem, a associativa, que se encontra estreitamente relacionada com a
motora. A aprendizagem associativa pressupõe a percepção da relação entre
elementos a ponto de predizer o que pode acontecer. A aprendizagem motora diz
respeito à capacidade de aprender procedimentos tornando-os automáticos. Assim,
parte-se da ideia de que a automatização de uma ação depende de cadeias
associativas entre comportamentos e consequências ambientais.
O
método Life Kinetik® tem como
objetivo unir tarefas cognitivas e motoras, por meio das quais o cérebro
conseguiria criar novas ligações cerebrais, as quais seriam utilizadas
posteriormente na vida cotidiana. Ante a complexidade de exercícios, todo o
córtex seria ativado, ampliando o envolvimento de áreas cerebrais. Haveria a
influência na aprendizagem de outras tarefas não necessariamente motoras.
Estudos com camundongos têm mostrado que a exposição a tarefas motoras
estimulou a neurogênese em regiões responsáveis pela memória. Transpondo para o
funcionamento de humanos e adultos, seria possível pensar em um aumento de sua
capacidade de aprendizagem.
Pesquisas
aplicadas ao campo educacional já referiram aumento da atenção, concentração e
do desempenho após a utilização de métodos psicomotores. Entende-se que o Life
Kinetik® estimula outros tipos de aprendizagem que aumentam a ativação cerebral,
o que, por sua vez, deixam o cérebro mais propenso a formar novas conexões. Apesar
dos achados, faltariam evidências científicas suficientemente fortes para recomendar
esse método para a melhora de processos de aprendizagem nas escolas, lacunas
que poderiam ser esclarecidas com maior investimento em pesquisas.
Nenhum comentário: