Tradução, adaptação e validação do Servant Leadership Questionnaire (Escala de Liderança Servidora)

Almeida, S. P., & Faro, A. (2016). Tradução, adaptação e validação do Servant Leadership Questionnaire (Escala de Liderança Servidora). Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 16(3), 285-297. doi:10.17652/rpot/2016.3.11929.

Resenhado por Brenda Fernanda

A liderança tem sido um dos temas mais investigados na área organizacional e pode ser entendida como um processo que envolve influência nos objetivos, tarefas e ações de um grupo, visando a implementar estratégias e alcançar objetivos. Outra definição é a ideia de liderança servidora, que encara o líder como um servo, dedicado aos indivíduos e grupos que pretende liderar. Nas décadas de 80 e 90 houve aumento do interesse na liderança servidora, que promove a criação do autointeresse dos líderes na busca de melhoria e desenvolvimento de seus liderados, bem como incorpora ideais de emancipação, qualidade total, formação de equipes e gestão participativa, além da ética ao servir.
Os autores apontaram uma lacuna no que diz respeito à investigação do construto no Brasil, indicando a necessidade de disponibilização de um instrumento visando a incentivar pesquisas empíricas acerca da liderança servidora. Diante disso, o estudo objetivou traduzir, adaptar e validar o Servant Leadership Questionnaire (SLQ) para o português brasileiro, realizar validação convergente entre as dimensões da liderança servidora e da liderança transformacional, além de realizar validação preditiva entre as dimensões da liderança servidora e a satisfação com a chefia a fim de atestar a estrutura fatorial encontrada.
O estudo possuiu abordagem quantitativa e delineamento transversal, com amostragem não probabilística por conveniência. Participaram 337 indivíduos, entre alunos de graduação e pós-graduação (61,4%; n = 207), funcionários efetivos (22,6%; n = 76) e terceirizados (16,0%; n = 54), com maior número de mulheres (52,2%) e idades variando entre 19 e 62 anos (M = 29,58; DP = 8,99). Utilizaram-se questionário sociodemográfico, Servant Leadership Questionnaire (SLQ), Escala de Atitudes frente a Estilos de Liderança e Escala de Satisfação no Trabalho (EST). Os pesquisadores conduziram procedimentos de adaptação e validação de instrumento no Brasil, incluindo tradução, avaliação por experts, retradução e avaliação pelo público-alvo. Utilizou-se o software SPSS para análise de dados.
A partir da Análise Fatorial Exploratória (AFE) observou-se que estruturalmente a ELSE se diferencia da SLQ na quantidade de dimensões, visto que a versão original possui cinco fatores (vocação altruísta, cura emocional, sabedoria, pensamento persuasivo e intendência organizacional) e a traduzida apenas três fatores (abnegação, influência visionária e intendência organizacional). Quanto à validade convergente, foram constatadas correlações significativas e moderadas na relação entre as dimensões da liderança servidora e a liderança transformadora, conforme esperado.
Por fim, destaca-se que adaptações e validações de instrumentos na área da Psicologia fazem-se necessárias a fim de que se tenham instrumentos confiáveis, robustos e adequados para mensuração de construtos em contexto nacional.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.