Tradução, adaptação e validação do Servant Leadership Questionnaire (Escala de Liderança Servidora)
Almeida,
S. P., & Faro, A. (2016). Tradução, adaptação e validação do Servant Leadership Questionnaire (Escala
de Liderança Servidora). Revista Psicologia:
Organizações e Trabalho, 16(3),
285-297. doi:10.17652/rpot/2016.3.11929.
Resenhado
por Brenda Fernanda
A liderança tem sido um dos temas mais investigados
na área organizacional e pode ser entendida como um processo que envolve
influência nos objetivos, tarefas e ações de um grupo, visando a implementar
estratégias e alcançar objetivos. Outra definição é a ideia de liderança
servidora, que encara o líder como um servo, dedicado aos indivíduos e grupos
que pretende liderar. Nas décadas de 80 e 90 houve aumento do interesse na
liderança servidora, que promove a criação do autointeresse dos líderes na
busca de melhoria e desenvolvimento de seus liderados, bem como incorpora
ideais de emancipação, qualidade total, formação de equipes e gestão participativa,
além da ética ao servir.
Os autores apontaram uma lacuna no que diz respeito
à investigação do construto no Brasil, indicando a necessidade de disponibilização
de um instrumento visando a incentivar pesquisas empíricas acerca da liderança
servidora. Diante disso, o estudo objetivou traduzir, adaptar e validar o Servant Leadership Questionnaire (SLQ)
para o português brasileiro, realizar validação convergente entre as dimensões
da liderança servidora e da liderança transformacional, além de realizar
validação preditiva entre as dimensões da liderança servidora e a satisfação
com a chefia a fim de atestar a estrutura fatorial encontrada.
O estudo possuiu abordagem quantitativa e
delineamento transversal, com amostragem não probabilística por conveniência.
Participaram 337 indivíduos, entre alunos de graduação e pós-graduação (61,4%; n = 207), funcionários efetivos (22,6%; n = 76) e terceirizados (16,0%; n = 54), com maior número de mulheres
(52,2%) e idades variando entre 19 e 62 anos (M = 29,58; DP = 8,99). Utilizaram-se
questionário sociodemográfico, Servant Leadership Questionnaire (SLQ), Escala de Atitudes frente a Estilos
de Liderança e Escala de Satisfação no Trabalho (EST). Os pesquisadores
conduziram procedimentos de adaptação e validação de instrumento no Brasil, incluindo
tradução, avaliação por experts, retradução e avaliação pelo
público-alvo. Utilizou-se o software SPSS para análise de dados.
A partir da Análise
Fatorial Exploratória (AFE) observou-se que estruturalmente a ELSE se
diferencia da SLQ na quantidade de dimensões, visto que a versão original
possui cinco fatores (vocação altruísta, cura emocional, sabedoria, pensamento
persuasivo e intendência organizacional) e a traduzida apenas três fatores
(abnegação, influência visionária e intendência organizacional). Quanto à
validade convergente, foram constatadas correlações
significativas e moderadas na relação entre as dimensões da liderança servidora
e a liderança transformadora, conforme esperado.
Por fim, destaca-se que
adaptações e validações de instrumentos na área da Psicologia fazem-se
necessárias a fim de que se tenham instrumentos confiáveis, robustos e
adequados para mensuração de construtos em contexto nacional.
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