Assistência à saúde dos idosos vítimas de acidentes e violência: uma análise da rede de serviços SUS no Recife (PE, Brasil)

Lima, M. L. C., Souza, E. R., Lima, M. L. L. T., Barreira, A. K., Bezerra, E. D., & Acioli, R. M. L. (2010). Assistência à saúde dos idosos vítimas de acidentes e violência: uma análise da rede de serviços SUS no Recife (PE, Brasil). Ciência & Saúde Coletiva15(6), 2677-2686. 

Resenhado por Claudia Mara

A temática da violência contra os idosos é considerado um campo pouco visível, mas relativamente frequente no âmbito familiar brasileiro. As políticas públicas vêm desenvolvendo ações de enfrentamento sobre esse fenômeno social que envolve a violência física, psicológica, patrimonial, negligência, abandono e sexual contra idoso.  A análise realizada na cidade de Recife narrou que as causas de internamento configuram por causas externas, maior crescimento de neoplasias e lesões. Nota-se que a ausência de operacionalização do SUS referente à Política em Saúde, configura com uma desigualdade que reflete diretamente na população idosa.
O estudo buscou realizar uma análise diagnóstica dos Sistemas de Saúde com base na relação prestada ao cuidado dos idosos vítimas de violência e acidentes na cidade de Recife. A pesquisa constituiu no trabalho de uma equipe interdisciplinar e interinstitucional, com abordagem quantitativa e qualitativa, que envolveu 5 capitais do país: Recife, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, mas o presente estudo contou apenas com os dados da cidade de Recife.
Para o estudo quantitativo foram usados cinco instrumentos: um questionário foi aplicado na fase inicial de mapeamento dos serviços com questões distribuídas em dois blocos: identificação da UBS e caracterização das atividades referente a acidente e violência no SUS. Além de três questionários clínicos (pré-hospitalar, hospitalar, reabilitação) com o objetivo de qualificar o atendimento. Na parte qualitativa realizou-se uma entrevista com gestores pré-hospitalares e responsáveis por esse modelo de atenção voltada à saúde do idoso. Por último, aplicação de um roteiro de entrevista com profissionais e gestores.
Os resultados destacam que as Políticas de Atenção ao Idoso e o Estatuto do Idoso retratam a importância de organização, reestruturação e ampliação à rede de assistência ao idoso vítima de violência ou acidente no que refere aos níveis de atenção em saúde. Em relação à cidade de Recife, os níveis de assistência, não apresentam uma forma organizada para as vitimas idosas. A pesquisa sinaliza que as diretrizes das políticas são contempladas de forma parcial em relação ao Estatuto do Idoso. Nota-se que o número de idosos referente a atendimento vitima de violência e acidente tem sido elevado, e observou-se a inadequação em relação ao atendimento.
Por fim, destaca-se a necessidade de sensibilizar os gestores e os profissionais em saúde em relação à abordagem de cuidado de forma mais adequada, por exemplo: espaço de atendimento e notificação no caso de violência ou acidente no âmbito do SUS.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.