Educação em saúde como principal alternativa para promover a saúde do idoso

Mallmann, D. G., Galindo Neto, N. M., Sousa, J. D. C., & Vasconcelos, E. M. R. D. (2015). Educação em saúde como principal alternativa para promover a saúde do idoso. Ciência & Saúde Coletiva20, 1763-1772. doi: 10.1590/1413-81232015206.02382014

Resenhado por Daiane Nunes

A educação em saúde é entendida como a atividade desenvolvida por profissionais de saúde, que tem por objetivo a conscientização do paciente sobre aspectos de sua saúde e implica na participação ativa na mudança de comportamento. Em outras palavras, a educação em saúde compreende a prática para a transformação de hábitos em saúde dos indivíduos, com vista à promoção de qualidade de vida. Considerando a necessidade de conhecer as estratégias de educação em saúde que vem sendo utilizadas com idosos, esse estudo teve como objetivo identificar as evidências científicas sobre as ações educativas voltadas para a promoção de saúde dessa população, a partir de uma revisão inte­grativa da literatura.
A coleta de dados foi realizada nos meses de agosto a outubro de 2013, através de busca online de artigos que respondessem a seguinte questão de pesquisa: “Quais as evidências científicas sobre as práticas de educação em saúde voltadas a promoção da saúde do idoso?”. As bases de dados utilizadas foram a Medline, Lilacs, BDENF, CINAHL e Scielo, com os descritores: Educação em Saúde, Idoso, Envelhecimento, Saúde do Idoso, Promoção da Saúde e Qualidade de vida. Foram incluídos artigos completos publicados no período de 2003 a 2013, nos idiomas inglês, espanhol e português, realizados, especificamente, com idosos. Como critérios de exclusão, os autores descartaram artigos de reflexão e relatos de experiência, revisões de literatura, dissertações, teses, editoriais de jornais sem caráter científico.
A busca bibliográfica nas bases de dados totalizou 36 artigos qualificados para análise dos dados. Destes, três não atingi­ram rigor metodológico satisfatório e 25 estavam duplicados restando, portanto, oito artigos que foram detalhadamente analisados. Evidenciou-se que cinco artigos tiveram delineamento quantitativo e três qualitativos. A análise indicou que as ações educativas em saúde voltadas para a promoção da saúde do idoso foram representadas por programas educativos com grupo de idosos sobre atividade física, estado nutricional e apoio social. As temáticas foram divididas em educação em saúde relacionada à qualidade de vida e à promoção da saúde.
No que se refere à qualidade de vida como fator resultante da educação em saúde, a atividade física está entre os principais programas educativos, por apresentar efetividade para todas as populações, melhorar a saúde e facilitar os contatos sociais entre os idosos. Já a categoria promoção da saúde através da educação compreende aspectos do envelhecimento ativo, incluindo a prevenção e o controle de doenças, a atividade cognitiva e social, a participação social e comportamento de saúde.
      Os autores concluíram que as ações de educação em saúde para idosos ne­cessitam de metodologias que atentem para a com­plexidade do processo de envelhecimento e rela­cionem os fatores que cercam o indivíduo, como as crenças, valores, normas e modos de vida. Contudo, é imprescindível que tais ações devem ser condizentes com a necessidade e as demandas dessa população, a fim de obter resultados em saúde mais eficazes.

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