Educação em saúde como principal alternativa para promover a saúde do idoso
Mallmann,
D. G., Galindo Neto, N. M., Sousa, J. D. C., & Vasconcelos, E. M. R. D.
(2015). Educação em saúde como principal alternativa para promover a saúde do
idoso. Ciência & Saúde Coletiva, 20, 1763-1772.
doi: 10.1590/1413-81232015206.02382014
Resenhado por Daiane Nunes
A educação em saúde é entendida como a
atividade desenvolvida por profissionais de saúde, que tem por objetivo a
conscientização do paciente sobre aspectos de sua saúde e implica na
participação ativa na mudança de comportamento. Em outras palavras, a educação
em saúde compreende a prática para a transformação de hábitos em saúde dos
indivíduos, com vista à promoção de qualidade de vida. Considerando a
necessidade de conhecer as estratégias de educação em saúde que vem sendo
utilizadas com idosos, esse estudo teve como objetivo identificar as evidências
científicas sobre as ações educativas voltadas para a promoção de saúde dessa
população, a partir de uma revisão integrativa da literatura.
A coleta de dados foi realizada nos meses
de agosto a outubro de 2013, através de busca online de artigos que respondessem
a seguinte questão de pesquisa: “Quais as evidências científicas sobre as
práticas de educação em saúde voltadas a promoção da saúde do idoso?”. As bases
de dados utilizadas foram a Medline, Lilacs, BDENF, CINAHL e Scielo, com os
descritores: Educação em Saúde, Idoso, Envelhecimento, Saúde do Idoso, Promoção
da Saúde e Qualidade de vida. Foram incluídos artigos completos publicados no
período de 2003 a 2013, nos idiomas inglês, espanhol e português, realizados,
especificamente, com idosos. Como critérios de exclusão, os autores descartaram
artigos de reflexão e relatos de experiência, revisões de literatura,
dissertações, teses, editoriais de jornais sem caráter científico.
A busca bibliográfica nas bases de dados
totalizou 36 artigos qualificados para análise dos dados. Destes, três não
atingiram rigor metodológico satisfatório e 25 estavam duplicados restando, portanto,
oito artigos que foram detalhadamente analisados. Evidenciou-se que cinco
artigos tiveram delineamento quantitativo e três qualitativos. A análise
indicou que as ações educativas em saúde voltadas para a promoção da saúde do
idoso foram representadas por programas educativos com grupo de idosos sobre
atividade física, estado nutricional e apoio social. As temáticas foram divididas
em educação em saúde relacionada à qualidade de vida e à promoção da saúde.
No que se refere à qualidade de vida como
fator resultante da educação em saúde, a atividade física está entre os
principais programas educativos, por apresentar efetividade para todas as
populações, melhorar a saúde e facilitar os contatos sociais entre os idosos.
Já a categoria promoção da saúde através da educação compreende aspectos do
envelhecimento ativo, incluindo a prevenção e o controle de doenças, a
atividade cognitiva e social, a participação social e comportamento de saúde.
Os autores concluíram que as ações
de educação em saúde para idosos necessitam de metodologias que atentem para a
complexidade do processo de envelhecimento e relacionem os fatores que cercam
o indivíduo, como as crenças, valores, normas e modos de vida. Contudo, é
imprescindível que tais ações devem ser condizentes com a necessidade e as
demandas dessa população, a fim de obter resultados em saúde mais eficazes.
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