Atuação do Psicólogo Frente aos Transtornos Globais do Desenvolvimento Infantil
Souza, J. C., Fraga, L. L., de Oliveira, M.
R., Buchara, M. dos S., Straliotto, N. C., do Rosário, S. P., & Rezende, T.
M. (2004). Atuação do psicólogo frente aos transtornos globais do desenvolvimento
infantil. Psicologia Ciência e Profissão, 24(2), 24–31.
doi: 10.1590/S1414-9893200400020000
Resenhado
por Giulia Oliveira
O
desenvolvimento humano é composto por aspectos físicos, cognitivos e psicossociais
em interação com fatores internos do indivíduo e o ambiente em que vive. Nas
crianças, o desenvolvimento costuma seguir as mesmas etapas de maneira
sistemática, coerente e organizada, traçando um “curso normal” de alterações. Desse
modo é possível perceber quando há um desvio indicando a existência de um transtorno
do desenvolvimento, o qual costuma se manifestar nos primeiros anos de vida.
De acordo com o Manual Diagnóstico
Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV), os transtornos do desenvolvimento
são caracterizados por prejuízo severo em diversas áreas, principalmente as
concernentes à interação social.Nesse manual constam como transtornos do desenvolvimento o autismo infantil, a síndrome de Asperger,
a síndrome de Rett, o transtorno desintegrativo da infância e o transtorno
invasivo do desenvolvimento sem outra especificação. O plano de tratamento deve ser
individualizado e as necessidades da criança precisam ser reconhecidas e
acomodadas ao seu contexto, principalmente no ambiente escolar, a fim de que
suas dificuldades possam ser minimizadas. Crianças com comprometimento mais
severo de suas capacidades podem se beneficiar de um atendimento especializado
na escola, ao passo que as crianças com menor comprometimento podem ser mais
favorecidas pela convivência com outras crianças em um ambiente integrado. Quando
as demandas individuais não são reconhecidas e respeitadas, o tratamento se
torna mais árduo e a criança encontra mais obstáculos para se adaptar às
exigências do cotidiano.
A multidisciplinaridade profissional
também é imprescindível no tratamento de qualquer transtorno do
desenvolvimento, o que inclui o acompanhamento com psicólogo especializado.
Esse profissional é capaz de detectar as áreas comprometidas e orientar a
família e professores quanto à melhor maneira de lidar com o quadro da criança,
de forma que se tornem importantes agentes na evolução dos filhos/alunos. Além
disso, é fundamental que a avaliação diagnóstica do indivíduo tenha como foco suas
capacidades independentemente de suas limitações, para que seu potencial possa
ser otimizado.
Nesse sentido, a psicologia da saúde
tem muito a oferecer no aprimoramento do conhecimento sobre esses transtornos
através de pesquisas sobre as etapas do desenvolvimento humano e os transtornos
que podem dele decorrer, o que também facilitaria o diagnóstico precoce. Assim,
novos projetos terapêuticos poderiam ser elaborados com o propósito de ajudar
os portadores desses transtornos a adquirirem um repertório mais saudável e
funcional, bem como reduzir distúrbios da conduta, possibilitando um tratamento
mais eficaz ao paciente.
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