Atuação do Psicólogo Frente aos Transtornos Globais do Desenvolvimento Infantil

Souza, J. C., Fraga, L. L., de Oliveira, M. R., Buchara, M. dos S., Straliotto, N. C., do Rosário, S. P., & Rezende, T. M. (2004). Atuação do psicólogo frente aos transtornos globais do desenvolvimento infantil. Psicologia Ciência e Profissão24(2), 24–31. doi: 10.1590/S1414-9893200400020000
Resenhado por Giulia Oliveira
          O desenvolvimento humano é composto por aspectos físicos, cognitivos e psicossociais em interação com fatores internos do indivíduo e o ambiente em que vive. Nas crianças, o desenvolvimento costuma seguir as mesmas etapas de maneira sistemática, coerente e organizada, traçando um “curso normal” de alterações. Desse modo é possível perceber quando há um desvio indicando a existência de um transtorno do desenvolvimento, o qual costuma se manifestar nos primeiros anos de vida.                                                   
De acordo com o Manual Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV), os transtornos do desenvolvimento são caracterizados por prejuízo severo em diversas áreas, principalmente as concernentes à interação social.Nesse manual constam como transtornos do desenvolvimento o autismo infantil, a síndrome de Asperger, a síndrome de Rett, o transtorno desintegrativo da infância e o transtorno invasivo do desenvolvimento sem outra especificação.  O plano de tratamento deve ser individualizado e as necessidades da criança precisam ser reconhecidas e acomodadas ao seu contexto, principalmente no ambiente escolar, a fim de que suas dificuldades possam ser minimizadas. Crianças com comprometimento mais severo de suas capacidades podem se beneficiar de um atendimento especializado na escola, ao passo que as crianças com menor comprometimento podem ser mais favorecidas pela convivência com outras crianças em um ambiente integrado. Quando as demandas individuais não são reconhecidas e respeitadas, o tratamento se torna mais árduo e a criança encontra mais obstáculos para se adaptar às exigências do cotidiano.
            A multidisciplinaridade profissional também é imprescindível no tratamento de qualquer transtorno do desenvolvimento, o que inclui o acompanhamento com psicólogo especializado. Esse profissional é capaz de detectar as áreas comprometidas e orientar a família e professores quanto à melhor maneira de lidar com o quadro da criança, de forma que se tornem importantes agentes na evolução dos filhos/alunos. Além disso, é fundamental que a avaliação diagnóstica do indivíduo tenha como foco suas capacidades independentemente de suas limitações, para que seu potencial possa ser otimizado.
            Nesse sentido, a psicologia da saúde tem muito a oferecer no aprimoramento do conhecimento sobre esses transtornos através de pesquisas sobre as etapas do desenvolvimento humano e os transtornos que podem dele decorrer, o que também facilitaria o diagnóstico precoce. Assim, novos projetos terapêuticos poderiam ser elaborados com o propósito de ajudar os portadores desses transtornos a adquirirem um repertório mais saudável e funcional, bem como reduzir distúrbios da conduta, possibilitando um tratamento mais eficaz ao paciente.

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