Triagem para Síndrome de Asperger em estudantes de duas cidades da Colômbia pelas escalas CAST e ASSQ/ Tamizaje del Síndrome de Asperger en estudiantes de dos ciudades de Colombia a través de las escalas CAST y ASSQ


Beltrán Dulcey, C., Díaz Martínez, L. A., & Zapata Zabala, M. E. (2017). Tamizaje del Síndrome de Asperger en estudiantes de dos ciudades de Colombia através de las escalas CAST y ASSQ. Psicogente20(38), 320-335. doi:10.17081/psico.20.38.2554

Resenhado por Millena Bahiano

A Síndrome de Asperger (SA) é um distúrbio neurobiológico e do desenvolvimento   caracterizada pela presença de comportamentos estereotipados, repetitivos e dificuldades de comunicação e interação social, os quais são apresentados desde o nascimento. Uma vez que os prejuízos ocasionados pela SA abrangem várias áreas do desenvolvimento, acredita-se ser necessário uma avaliação global para a identificação dos déficits e diferenciação da condição clínica, o que provavelmente contribuiria para o diagnóstico e tratamento adequado, bem como resultaria em um melhor prognóstico e maior qualidade de vida para o indivíduo.
O objetivo do estudo foi desenvolver uma triagem das manifestações da Síndrome de Asperger através do Teste da Síndrome de Asperger na Infância (CAST) e Questionário de Triagem da Síndrome de Asperger (ASSQ). Os instrumentos foram aplicados em crianças e adolescentes, sem diagnóstico prévio de SA, e inseridas nas redes de ensino pública e privada de duas cidades da Colômbia. A amostra contou com 1.600 estudantes, com idades entre 04 e 16 anos, sendo 52,6% (n =841) participantes de Bucaramanga e 47,4% (n =759) de Medellín. Todos os pais ou responsáveis ​​que aceitaram assinar o termo de consentimento livre e esclarecido, completaram as escalas de triagem de acordo com a idade dos filhos/alunos. Para os estudantes entre 4 e 11 anos foram utilizados os instrumentos de rastreio ASSQ e CAST e para os estudantes entre 12 e 16 anos o ASSQ.
No presente estudo foram encontradas manifestações de SA em 9,1% da amostra com a escala ASSQ e 8, 8% na escala CAST. Não foram encontradas diferenças significativas por cidade, estrato ou idade, mas por sexo, sendo mais frequente em homens do que em mulheres, tanto na escala CAST (p <0,01) quanto no ASSQ (p = 0,037). Entende-se que as manifestações da SA se apresentam muito cedo, mas somente na socialização com crianças de idade semelhante é que podem ser observadas as dificuldades no contato social, na comunicação com seus pares e à presença de comportamentos estereotipados. Contudo, os autores pontuaram que, ainda, se faz necessário mais estudos de triagem na população colombiana em idade escolar, a fim de identificar condições latentes que passam despercebidas por funcionários da escola, pais e responsáveis, mas que afetam a qualidade de vida de crianças e adolescentes. No caso da SA, foram encontradas associações com distúrbios de linguagem ou aprendizado, com traços obsessivos, estilos compulsivos e transtornos de humor, o que sugere a multiplicidade de fatores que podem afetar o desempenho do indivíduo na idade adulta.
Deste modo, a detecção precoce se torna útil, uma vez que muitas crianças e adolescentes que apresentam dificuldades escolares podem se afastar da escola. Portanto, esse problema não é apenas para famílias, mas também para entidades de saúde, educação e governo. Para a psicologia, a obtenção de diagnósticos prévios da SA permite a geração de ações e intervenções que minimizam os custos desse problema e amplia a possibilidade de maior interação e qualidade de vida do indivíduo em todas as fases de desenvolvimento.

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