Triagem para Síndrome de Asperger em estudantes de duas cidades da Colômbia pelas escalas CAST e ASSQ/ Tamizaje del Síndrome de Asperger en estudiantes de dos ciudades de Colombia a través de las escalas CAST y ASSQ
Beltrán Dulcey, C., Díaz Martínez, L.
A., & Zapata Zabala, M. E. (2017). Tamizaje del Síndrome de Asperger en
estudiantes de dos ciudades de Colombia através de las escalas CAST y ASSQ. Psicogente, 20(38),
320-335. doi:10.17081/psico.20.38.2554
Resenhado
por Millena Bahiano
A Síndrome de Asperger (SA) é um distúrbio
neurobiológico e do desenvolvimento caracterizada pela presença de comportamentos
estereotipados, repetitivos e dificuldades de comunicação e interação social, os
quais são apresentados desde o nascimento. Uma vez que os prejuízos ocasionados
pela SA abrangem várias áreas do desenvolvimento, acredita-se ser necessário
uma avaliação global para a identificação dos déficits e diferenciação da
condição clínica, o que provavelmente contribuiria para o diagnóstico e
tratamento adequado, bem como resultaria em um melhor prognóstico e maior
qualidade de vida para o indivíduo.
O objetivo do estudo foi desenvolver uma triagem das
manifestações da Síndrome de Asperger através do Teste da Síndrome de Asperger
na Infância (CAST) e Questionário de Triagem da Síndrome de Asperger (ASSQ). Os
instrumentos foram aplicados em crianças e adolescentes, sem diagnóstico prévio
de SA, e inseridas nas redes de ensino pública e privada de duas cidades da
Colômbia. A amostra contou com 1.600 estudantes, com idades entre 04 e 16 anos,
sendo 52,6% (n =841) participantes de
Bucaramanga e 47,4% (n =759) de
Medellín. Todos os pais ou responsáveis que aceitaram assinar o termo de
consentimento livre e esclarecido, completaram as escalas de triagem de acordo
com a idade dos filhos/alunos. Para os estudantes entre 4 e 11 anos foram
utilizados os instrumentos de rastreio ASSQ e CAST e para os estudantes entre
12 e 16 anos o ASSQ.
No presente estudo foram encontradas manifestações de SA em
9,1% da amostra com a escala ASSQ e 8, 8% na escala CAST. Não foram
encontradas diferenças significativas por cidade, estrato ou idade, mas
por sexo, sendo mais frequente em homens do que em mulheres, tanto na escala
CAST (p <0,01) quanto no ASSQ (p = 0,037). Entende-se que as
manifestações da SA se apresentam muito cedo, mas somente na socialização com
crianças de idade semelhante é que podem ser observadas as dificuldades no
contato social, na comunicação com seus pares e à presença de comportamentos
estereotipados. Contudo, os autores pontuaram que, ainda, se faz necessário
mais estudos de triagem na população colombiana em idade escolar, a fim de
identificar condições latentes que passam despercebidas por funcionários da
escola, pais e responsáveis, mas que afetam a qualidade de vida de crianças e
adolescentes. No caso da SA, foram encontradas associações com distúrbios
de linguagem ou aprendizado, com traços obsessivos, estilos compulsivos e
transtornos de humor, o que sugere a multiplicidade de fatores que podem afetar
o desempenho do indivíduo na idade adulta.
Deste modo, a detecção precoce se torna útil, uma vez que muitas
crianças e adolescentes que apresentam dificuldades escolares podem se afastar
da escola. Portanto, esse problema não é apenas para famílias, mas também
para entidades de saúde, educação e governo. Para a psicologia, a obtenção
de diagnósticos prévios da SA permite a geração de ações e intervenções que
minimizam os custos desse problema e amplia a possibilidade de maior interação
e qualidade de vida do indivíduo em todas as fases de desenvolvimento.
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