Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e o Desenvolvimento de Habilidades Cognitivas
Cantiere, C. N., Micieli, A. P. R.,
Lellis, V. R. R., de Siqueira, A. R. C., de Freitas Marino, R. L., Teixeira, M.
C. T. V., & Carreiro, L. R. R. (2018). Intervenção neuropsicológica no
desenvolvimento de habilidades cognitivas em crianças com TDAH: Estudo de caso.
Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios
do Desenvolvimento, 14(2). Recuperado de:
http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgdd/article/view/11256/6993.
Resenhado por Lizandra Soares
O
Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é entendido como um
transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado essencialmente pelo
rebaixamento no desempenho atencional e comportamento hiperativo. Em geral,
indivíduos diagnosticados com TDAH relatam dificuldade de manter a atenção ou
concentração por um período de tempo prolongado em tarefas, como as
escolares. Do ponto de vista neuropsicológico, apresentam déficit na memória
operacional, o que dificulta a aprendizagem de novas habilidades escolares
provocando dificuldade no desempenho escolar, falta de disciplina das
atividades em geral (inicia e não conclui tarefas ou/e dificuldade de seguir
regras), além de problemas com organização (perdendo objetos com facilidade).
Ou seja, esse transtorno provoca prejuízos cognitivos e comportamentais que
interferem o desenvolvimento e a vida do indivíduo.
O
objetivo do artigo foi desenvolver, implementar e avaliar indicadores de melhora
de um programa de intervenção neuropsicológica para treino de habilidades de
atenção e flexibilidade cognitiva. Para tanto,
realizou-se um estudo de caso com uma criança de 8 anos sem déficit intelectual
e com marcadores comportamentais de TDAH. Neste, foi feita uma avaliação
pré-intervenção por meio de inventário para a análise do perfil comportamental,
teste de atenção voluntária, automática e temporal, função executiva e
resistência à distração e velocidade de processamento de informações cognitivas.
Após a avaliação, foi implementado um treino de reabilitação neuropsicológica
para TDAH com atividades lúdicas,
realizado em 15 encontros. Finalizada a intervenção, o participante foi
reavaliado com os mesmos instrumentos comportamentais e neuropsicológicos, a
fim de comparar os dados. Faz-se importante frisar que, durante as intervenções,
o participante fez uso de medicação psicoestimulante. Em todas as sessões de
intervenção houve a participação de um observador que registrou o treino
realizado utilizando um protocolo de observação para categorizar comportamentos
alvos no TDAH.
Por
meio da intervenção realizada foi possível observar melhora de diferentes
indicadores comportamentais e cognitivos, refletindo no desenvolvimento e na
inserção educacional e social do participante. O participante apresentou
evolução no quadro da desatenção e dos sintomas comportamentais. O mesmo, após
o treino, aderiu a regras e a necessidade de esperar a sua vez. De igual
maneira, nos testes aplicados, apresentou melhor desempenho em planejamento
prévio da atividade e flexibilidade cognitiva na resolução de problemas. A
limitação do estudo realizado está no fato de ter sido um estudo de caso
clínico, o que restringe a possibilidade de
generalização. Neste sentido, sugere-se a realização de mais estudos nesse
modelo utilizando um número maior de pessoas a fim de levantar indicadores
estatísticos possíveis de serem analisados de forma mais ampla. Por fim, do
ponto de vista da psicologia da saúde, esse tipo de estudo é importante porque
permite a reflexão sobre formas de intervenção eficazes dentro da prática
clínica da psicologia e da neuropsicologia no que tange o TDAH.
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