Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e o Desenvolvimento de Habilidades Cognitivas


Cantiere, C. N., Micieli, A. P. R., Lellis, V. R. R., de Siqueira, A. R. C., de Freitas Marino, R. L., Teixeira, M. C. T. V., & Carreiro, L. R. R. (2018). Intervenção neuropsicológica no desenvolvimento de habilidades cognitivas em crianças com TDAH: Estudo de caso. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, 14(2). Recuperado de: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgdd/article/view/11256/6993.

Resenhado por Lizandra Soares

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é entendido como um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado essencialmente pelo rebaixamento no desempenho atencional e comportamento hiperativo. Em geral, indivíduos diagnosticados com TDAH relatam dificuldade de manter a atenção ou concentração por um período de tempo prolongado em tarefas, como as escolares. Do ponto de vista neuropsicológico, apresentam déficit na memória operacional, o que dificulta a aprendizagem de novas habilidades escolares provocando dificuldade no desempenho escolar, falta de disciplina das atividades em geral (inicia e não conclui tarefas ou/e dificuldade de seguir regras), além de problemas com organização (perdendo objetos com facilidade). Ou seja, esse transtorno provoca prejuízos cognitivos e comportamentais que interferem o desenvolvimento e a vida do indivíduo.
O objetivo do artigo foi desenvolver, implementar e avaliar indicadores de melhora de um programa de intervenção neuropsicológica para treino de habilidades de atenção e flexibilidade cognitiva. Para tanto, realizou-se um estudo de caso com uma criança de 8 anos sem déficit intelectual e com marcadores comportamentais de TDAH. Neste, foi feita uma avaliação pré-intervenção por meio de inventário para a análise do perfil comportamental, teste de atenção voluntária, automática e temporal, função executiva e resistência à distração e velocidade de processamento de informações cognitivas. Após a avaliação, foi implementado um treino de reabilitação neuropsicológica para TDAH com atividades lúdicas, realizado em 15 encontros. Finalizada a intervenção, o participante foi reavaliado com os mesmos instrumentos comportamentais e neuropsicológicos, a fim de comparar os dados. Faz-se importante frisar que, durante as intervenções, o participante fez uso de medicação psicoestimulante. Em todas as sessões de intervenção houve a participação de um observador que registrou o treino realizado utilizando um protocolo de observação para categorizar comportamentos alvos no TDAH.
Por meio da intervenção realizada foi possível observar melhora de diferentes indicadores comportamentais e cognitivos, refletindo no desenvolvimento e na inserção educacional e social do participante. O participante apresentou evolução no quadro da desatenção e dos sintomas comportamentais. O mesmo, após o treino, aderiu a regras e a necessidade de esperar a sua vez. De igual maneira, nos testes aplicados, apresentou melhor desempenho em planejamento prévio da atividade e flexibilidade cognitiva na resolução de problemas. A limitação do estudo realizado está no fato de ter sido um estudo de caso clínico, o que restringe a possibilidade de generalização. Neste sentido, sugere-se a realização de mais estudos nesse modelo utilizando um número maior de pessoas a fim de levantar indicadores estatísticos possíveis de serem analisados de forma mais ampla. Por fim, do ponto de vista da psicologia da saúde, esse tipo de estudo é importante porque permite a reflexão sobre formas de intervenção eficazes dentro da prática clínica da psicologia e da neuropsicologia no que tange o TDAH. 

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