Teoria da mente das crianças
Wellman, H. M. (2014). Making minds: How theory of mind develops. Oxford University Press.
Resenhado
por Matheus Macena
A
teoria da mente se refere à habilidade cognitiva de fazer inferências sobre os
estados mentais de outras pessoas (intenções, crenças e desejos) e fazer uso
destes para entender ou predizer comportamento. Ela é vital no processo de
desenvolvimento humano, uma vez que é importante ser capaz de entender e
avaliar o estado mental de outros e como estes estados podem influenciar ações
nas instâncias de interação.
O
processo de desenvolvimento da teoria da mente começa na faixa dos 4 anos de
idade e seu desenvolvimento acontece mediante experiências e interações sociais
(além da maturação física e cognitiva). O aprimoramento das habilidades
relacionadas à teoria da mente é progressivo e ligado a idade. Um indivíduo
pode entender o estado mental de outros em algumas situações, mas ainda sentir
dificuldade em contextos com mais nuanças. A teoria da mente tem uma sequência
previsível de acontecimentos durante o curso normal do desenvolvimento, mas para
crianças com atrasos no desenvolvimento, como sujeitos que se encontram no
espectro do autismo, ela pode levar mais tempo de desenvolvimento e algumas
habilidades mais avançadas podem nunca ser totalmente desenvolvidas.
Um
dos principais métodos para avaliar as habilidades de teoria da mente em uma
criança é o teste do false belief em
que a criança é submetida a um experimento para fazer inferências sobre o que
uma pessoa fez ou está pensando em uma situação em que a crença ou conhecimento
dessa pessoa sobre a realidade está em conflito com o da criança. Por exemplo,
para demonstrar entendimento quanto a teoria da mente, uma criança que retirar
o último biscoito de uma vasilha deve ser capaz de discernir que apenas ela
possui o conhecimento acerca da quantidade remanescente de biscoitos naquele
vasilha.
Por
esses aspectos, a teoria da mente tem um papel complexo no desenvolvimento. O
funcionamento social se articula com presença da teoria da mente e ela é
fundamental a habilidade de avaliar pensamentos próprios e de terceiros. Assim,
as capacidades de introspecção e autoconsciência são necessárias para entender
como outros pensam e predizer comportamentos. Todos estas parecem ser capacidades
relevantes para construtos avaliados e estudados pela psicologia da saúde; por
exemplo, caso se considere a variável estilo de vida como foco, visto sofrer
influência do processo de desenvolvimento individual, pode-se entender a teoria
da mente como fator de possível interferência na promoção a saúde ou prevenção
de doenças.
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