Teoria da mente das crianças

Wellman, H. M. (2014). Making minds: How theory of mind develops. Oxford University Press.
Resenhado por Matheus Macena

A teoria da mente se refere à habilidade cognitiva de fazer inferências sobre os estados mentais de outras pessoas (intenções, crenças e desejos) e fazer uso destes para entender ou predizer comportamento. Ela é vital no processo de desenvolvimento humano, uma vez que é importante ser capaz de entender e avaliar o estado mental de outros e como estes estados podem influenciar ações nas instâncias de interação.
O processo de desenvolvimento da teoria da mente começa na faixa dos 4 anos de idade e seu desenvolvimento acontece mediante experiências e interações sociais (além da maturação física e cognitiva). O aprimoramento das habilidades relacionadas à teoria da mente é progressivo e ligado a idade. Um indivíduo pode entender o estado mental de outros em algumas situações, mas ainda sentir dificuldade em contextos com mais nuanças. A teoria da mente tem uma sequência previsível de acontecimentos durante o curso normal do desenvolvimento, mas para crianças com atrasos no desenvolvimento, como sujeitos que se encontram no espectro do autismo, ela pode levar mais tempo de desenvolvimento e algumas habilidades mais avançadas podem nunca ser totalmente desenvolvidas.
Um dos principais métodos para avaliar as habilidades de teoria da mente em uma criança é o teste do false belief em que a criança é submetida a um experimento para fazer inferências sobre o que uma pessoa fez ou está pensando em uma situação em que a crença ou conhecimento dessa pessoa sobre a realidade está em conflito com o da criança. Por exemplo, para demonstrar entendimento quanto a teoria da mente, uma criança que retirar o último biscoito de uma vasilha deve ser capaz de discernir que apenas ela possui o conhecimento acerca da quantidade remanescente de biscoitos naquele vasilha.
Por esses aspectos, a teoria da mente tem um papel complexo no desenvolvimento. O funcionamento social se articula com presença da teoria da mente e ela é fundamental a habilidade de avaliar pensamentos próprios e de terceiros. Assim, as capacidades de introspecção e autoconsciência são necessárias para entender como outros pensam e predizer comportamentos. Todos estas parecem ser capacidades relevantes para construtos avaliados e estudados pela psicologia da saúde; por exemplo, caso se considere a variável estilo de vida como foco, visto sofrer influência do processo de desenvolvimento individual, pode-se entender a teoria da mente como fator de possível interferência na promoção a saúde ou prevenção de doenças.

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