Como ajudar crianças a lidar com o estresse durante o surto do COVID-19
Traduzido e adaptado por Michelle Leite
As crianças podem responder a uma situação estressante de diversas maneiras: se apegar aos cuidadores, se sentir ansiosas, ficar zangadas ou agitadas, ter pesadelos, urinar na cama, apresentar mudanças frequentes no humor, entre outras. Por isso, é importante ouvi-las
ativamente e compreendê-las. Abaixo estão listadas algumas estratégias
que podem ser utilizadas para ajudar as crianças a lidar com o estresse
durante o surto do COVID-19.
1. Ajude as crianças a encontrar maneiras positivas de expressar sentimentos como a raiva, MEDO e TRISTEZA
As
crianças geralmente se sentem aliviadas quando conseguem expressar e
comunicar seus sentimentos em um ambiente seguro e solidário. Toda
criança tem sua própria maneira de expressar emoções. Atividades
criativas como brincar e desenhar podem facilitar esse processo.
2. Ofereça um ambiente afetuoso e atencioso ao redor da criança
As crianças precisam do amor e afeto dos adultos e, muitas vezes, de uma atenção mais dedicada em momentos difíceis.
3. Gerencie suas emoções e mantenha-se calmo(a)
As crianças geralmente se espelham nas emoções dos adultos importantes em suas vidas; portanto, como os adultos respondem à crise é fundamental. É importante que os pais ou responsáveis gerenciem bem suas próprias emoções, ouçam as PREOCUPAÇÕES das crianças e as tranquilizem. Demonstrações de afeto farão com que as crianças se sintam melhor e mais seguras.
4. Mantenha as crianças perto das suas figuras de apego
Se for seguro, mantenha as crianças próximas de seus pais e da FAMÍLIA e evite separá-las de seus cuidadores. Se uma criança precisar ser separada do seu principal cuidador, o contato regular e frequente, através do telefone ou videochamadas, por exemplo, precisa ser assegurado e de fato cumprido. Todas as medidas de proteção à criança devem ser atendidas.
5. Adapte a rotina da criança da forma mais próxima possível da habitual
As rotinas e horários regulares de atividades devem ser mantidos o máximo possível do habitual, adaptando o ambiente de casa
para que a criança possa aprender, brincar e relaxar. Se possível,
mantenha os trabalhos escolares, os estudos e outras atividades
rotineiras que não ponham em risco as crianças ou que não sejam contraindicadas pelas autoridades de saúde.
6. Forneça informações importantes à criança
Explique sobre o que está acontecendo de uma maneira tranquilizadora, honesta e apropriada à idade. Informações claras e adequadas para as crianças sobre como reduzir o risco e infecção e se manter seguras também devem ser repassadas. Demonstre como elas podem se manter seguras, por exemplo, mostrando como se deve lavar as mãos adequadamente. Por fim, explique sobre os equipamentos de proteção individual (EPI) para que não as crianças tenham MEDO quando visualizá-los.
7. Evite especular sobre boatos ou informações não verificadas na frente das crianças
8. Abuse das atividades e brincadeiras e mantenha as crianças ativas durante o ISOLAMENTO/QUARENTENA
Atividades
que explicam sobre o vírus podem ser utilizadas para que a criança
compreenda de forma lúdica o que está acontecendo. Algumas sugestões
são: jogos de lavar as mãos com rimas; criação de histórias imaginárias sobre o vírus que explora o corpo; limpeza e desinfecção da casa em um jogo divertido; desenhos de figuras de vírus para as crianças colorirem. Basta utilizar a criatividade!
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