Como diferenciar sintomas da COVID-19 de uma outra gripe, um resfriado ou outra DOENÇA?

Resenhado por Franciely Santos 

O coronavírus está se disseminando no Brasil em uma época na qual outras gripes e alergias geralmente se intensificam, fazendo com que haja dúvidas sobre os sintomas causados pela COVID-19, visto que muitos assemelham-se as DOENÇAS citadas. Essas dúvidas podem gerar DESESPERO e ANSIEDADE em pessoas que estejam numa crise alérgica, por exemplo, em virtude da propagação da DOENÇA. Assim, faz-se necessário o esclarecimento das diferenças e semelhanças visando o controle da ANSIEDADE das pessoas nesse momento de aflição. 
O sintoma que mais difere o coronavírus das demais é a dificuldade de respirar que sinaliza um agravamento da DOENÇA, e notifica para a necessidade de ida ao serviço de saúde. Dados obtidos pela OMS (Organização Mundial de Saúde) mostrou que 80% dos infectados apresentam leves sintomas como tosse e febre, 14% tem sintomas graves. Faz parte desse último grupo a dificuldade de respirar e falta de ar e 6% das pessoas se enquadram nos casos críticos, que são a insuficiência pulmonar e o choque séptico. 
Dentre os sintomas classificados como leve, tosse e febre são comuns em gripes de modo geral, essas normalmente causam dores musculares e dura entre 3 e 5 dias. Em se tratando de resfriado, os sintomas são menos agressivos, sendo marcado pela coriza e congestão nasal. Nessa época do ano, outono, as pessoas que possuem rinite alérgica, a título de exemplo, sentem os sintomas ainda mais presentes, o que a diferencia das gripes são os espirros frequentes e irritação nos olhos, assim como ausência de febre e tosse. O esclarecimento dessas diferenças pode ajudar as pessoas a reconhecerem os sintomas de cada enfermidade e, consequentemente, diminuir o DESESPERO e ANSIEDADE das mesmas.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.