Definição de preocupações parentais: Revisão sistemática de literatura

 Algarvio, S., & Leal, I. (2016). Parental concerns definition: A literature review. Psicologia, Saúde & Doenças17(3), 423-440. doi:10.15309/16psd170310

Resenhado por Millena Bahiano 

A literatura tem evidenciado que a avaliação das preocupações parentais é considerada fundamental na prática clínica. No entanto, nem sempre esses critérios relativos às preocupações parentais se encontram bem definidos e refletem diferentes níveis de análise. Para os pais, a preocupação pode ser expressa como proteção, envolvimento, apoio e encorajamento ou mesmo como raiva, quando a criança, por exemplo, apresenta comportamentos que podem colocar o seu desenvolvimento em risco.

O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre preocupações parentais. Para tanto, foi realizada uma com a palavra-chave parental concerns. As bases de dados escolhidas foram MEDLINE, ERIC, PsycINFO, PsycARTICLES, Academic Search Complete, Education Research Complete, PEP Archive, Psychology e Behavioral Sciences Collection. Ao final, 128 artigos de um total de 4130 estudos primários foram selecionados. Os estudos foram agrupados em 7 categorias a partir dos temas identificados: definição de preocupações parentais, determinantes de preocupações parentais, preocupações parentais preditivas de problemas das crianças, preocupações parentais preditivas do comportamento parental, resultado de preocupações parentais, influência das preocupações parentais nos técnicos de saúde e preocupações parentais e estratégias de intervenção.

Os resultados demonstraram que as preocupações parentais foram um aspecto esperado e positivo da parentalidade. Vários estudos forneceram evidências de que as preocupações dos pais incidiram em alta sensibilidade na identificação de atrasos motores, cognitivos, da linguagem e do desenvolvimento. Verificou-se na pesquisa que a preocupação com as necessidades da criança permitiu a formação de laços interpessoais fortes, sendo preditivo de resultados positivos para comportamentos durante a infância e a adolescência. As preocupações parentais também foram associadas à pró-atividade de mães de crianças com algum tipo de deficiência, hemofílicas e com sobrepeso, sendo consideradas fundamentais para o fortalecimento do vínculo e envolvimento dos pais no processo de cuidados.

No geral, a influência do comportamento parental contribuiu positivamente no desenvolvimento infantil e a elevada sensibilidade dos pais em relação aos problemas das crianças também foi eficaz para os cuidados prestados pelos profissionais de saúde. Ademais, para a psicologia da saúde, a compreensão sobre as preocupações parentais pode resultar em benefícios para a relação dos pais com a criança e favorecer estratégias que proporcionem melhor ajustamento frente às situações de adoecimento e conflitos.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.