Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19)
Resenhado por Brenda Fernanda
Schmidt, B., Crepaldi, M. A., Bolze, S. D. A., Neiva-Silva, L., & Demenech, L. M. (2020). Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200063. doi: 10.1590/1982-0275202037e200063.
Diante dos impactos psicológicos ocasionados pela pandemia da COVID-19, é importante falarmos sobre a promoção de um enfrentamento mais adequado dessa situação. Diante disso, o objetivo deste estudo foi sistematizar conhecimentos acerca das implicações na saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus. Além das implicações na saúde mental dos indivíduos em geral, vale ressaltar que os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente de cuidado à COVID-19 têm sido os mais afetados pelas consequências negativas (tanto físicas quanto psicológicas) da pandemia. Nesse sentido, tem-se observado níveis elevados de estresse, ansiedade e sintomatologia depressiva tanto na população em geral quanto nos trabalhadores da saúde.
Para lidar com a crescente onda de sintomas psicopatológicos decorrentes da COVID-19, é importante que sejam elaboradas e executadas estratégias e intervenções para o cuidado da saúde mental. Para tanto, o psicólogo pode trabalhar com ações psicoeducativas, acolhimento e escuta através de ligações e atendimento online, bem como realizando levantamentos a fim de compreender o estado emocional desses indivíduos e promover intervenções focadas na demanda apresentada. Nesse momento, o psicólogo atua tanto na intervenção primária, promovendo saúde mental, quanto nos âmbitos secundário e terciário, prestando atendimento àqueles indivíduos que já tem alguma condição psicológica instalada.
Destaca-se que o enfrentamento da pandemia se constitui como um desafio até mesmo para os profissionais da saúde mental, porque apesar de terem havido no passado situações de emergência e desastres, pouco se discute e se estuda a atuação do psicólogo frente a situações catastróficas e crises em saúde.
Portanto, ressalta-se a relevância de que mais estudos e pesquisas
sejam feitos nessa área, de modo que, em crises futuras, estejam
estabelecidos estratégias e protocolos eficazes de cuidado à saúde
mental.
Nenhum comentário: