O que todos precisam saber sobre a Psicologia

16:00

 

Postado por Giulia

O entendimento geral acerca da Psicologia normalmente envolve os aspectos relacionados às intervenções em saúde mental, o que contribui para a majoritária associação da figura do psicólogo ao ambiente clínico. No entanto, uma pesquisa realizada pela Associação Americana de Psicologia (APA) aponta que poucas pessoas percebem a Psicologia como uma ciência e raramente lembram do psicólogo como um pesquisador dos processos mentais e comportamentos, apesar de haver um determinado consenso sobre a importância do estudo desses tópicos na resolução dos problemas atuais.

Os resultados denunciam um déficit no conhecimento público sobre a Psicologia, o que pode ajudar a explicar por que a profissão do psicólogo não foi identificada, nessa pesquisa, como tendo um grande impacto na vida das pessoas, além de possibilitar entender melhor a maneira como essa área ainda é subvalorizada quando comparada a outros ramos de estudo. Diante disso, alguns esclarecimentos precisam ser feitos.

É preciso que o público geral saiba que a pesquisa psicológica é chave para entender muitos dos desafios dos dias de hoje, incluindo os associados aos cuidados em saúde. Durante décadas os psicólogos vêm utilizando o método científico com o intuito de investigar inúmeros aspectos da vida cotidiana e buscar as melhores estratégias baseadas em evidências para resolver problemas e promover o bem-estar. Os estudos em Psicologia, assim como em qualquer outra ciência, envolvem delineamentos bem definidos, incluindo procedimentos de coleta e mensuração de dados, assim como técnicas avançadas de análise estatística, que permitem a melhor organização e interpretação dos resultados.

É preciso que as pessoas tenham conhecimento da contribuição da Psicologia nos mais diferentes setores da vida humana, não apenas como uma profissão, mas também como uma ciência. A aplicação das pesquisas psicológicas vem ajudando a reduzir os impactos negativos das doenças no governo e na sociedade em geral, assistindo indivíduos com dificuldades de aprendizagem, ampliando o entendimento de como crianças pensam e processam informações, auxiliando no desenvolvimento de novos métodos de ensino e contribuindo no exercício da justiça. E esses são apenas alguns dos meios pelos quais a Psicologia tem colaborado para a melhoria da qualidade de vida.

É preciso entender que o psicólogo é, sim, um profissional da saúde, mas que pode permear uma variabilidade de ambientes, compondo inclusive a força de trabalho de algumas das companhias e organizações mais bem-sucedidas do mundo, como a Google e a NASA. Existem psicólogos trabalhando para governos federais em vários países e em renomadas organizações de saúde, nas quais desenvolvem programas para a promoção do bem-estar em diferentes lugares. A atuação do psicólogo não se resume ao ambiente clínico, tampouco pode ser desvinculada de sua base científica.

É preciso reconhecer a Psicologia como um campo de estudos fundamental para a manutenção da vida em sociedade no presente e um instrumento para a ampliação do bem-estar social e individual. Por fim, é imprescindível entender também que ciência e Psicologia são indissociáveis, não podendo ser admitidas práticas psicológicas cujos princípios não estejam apoiados em evidências e pesquisas prévias.

 

Fontes: https://www.apa.org/science/about/psa/2012/03/about-psychology

https://www.psychologytoday.com/us/blog/theory-knowledge/201601/the-is-psychology-science-debate

https://www.apa.org/action/science





Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.