Desenvolva suas habilidades de enfrentamento

 Traduzido e adaptado por Michelle Leite

 

O enfrentamento (coping) pode ser definido como os esforços que fazemos para gerenciar situações que avaliamos ser potencialmente prejudiciais ou estressantes. Aqueles que lidam melhor possuem uma diversidade de estratégias de enfrentamento flexíveis para preparar suas respostas a uma situação. As habilidades de coping envolvem: gerenciamento de estresse, de tempo, solução de problemas, tomada de decisões e gestão do estilo de vida. Uma outra forma que podemos aprimorar nossos mecanismos de enfrentamento é melhorar ou desenvolver nossa resiliência. A resiliência é o processo de se adaptar bem diante de adversidades, traumas, ameaças ou outras fontes significativas de estresse. Cuidar de um ente querido com uma doença incapacitante ou estar em quarentena por um longo período são exemplos de fontes significativas de estresse. Resiliência não é algo com que nascemos; mas é algo que todos podem aprender e desenvolver.

A Associação de Psicologia Americana (APA) listou 10 estratégias que podemos adotar para ajudar a construir a resiliência:

Faça conexões. Mantenha bons relacionamentos com parentes e amigos próximos (mesmo que virtualmente); aceite ajuda e apoio de quem se preocupa com você; ajude outros em seus momentos de necessidade.

Evite ver as crises como problemas intransponíveis. Tente olhar além do presente para ver como as circunstâncias futuras podem mudar e ser melhores. Observe todas as maneiras sutis pelas quais você já pode estar se sentindo melhor ao lidar com circunstâncias difíceis que está enfrentando atualmente.

Aceite que a mudança faz parte da vida. Tente aumentar sua flexibilidade e entenda que alguns objetivos podem não ser mais atingíveis. Aprender a aceitar as circunstâncias que não podem ser mudadas, lhe ajudará a concentrar sua atenção nas circunstâncias que você pode mudar.

Mova-se em direção ao seu objetivo. Desenvolva objetivos realistas e divida-os em objetivos menores e alcançáveis.

Tome ações decisivas. Se for do seu alcance, aja em situações adversas o mais rápido que puder. Aja em vez de se desligar dos problemas e desejar que eles desapareçam.

Procure oportunidades de autodescoberta. Avalie e reestruture suas situações adversas e examine as maneiras como você cresceu no processo de lidar com elas. Pessoas que passaram por tragédias e intensas dificuldades pessoais relataram relacionamentos melhores, maior senso de força própria, maior autovalorização, uma espiritualidade mais desenvolvida e um maior apreço pela vida.

Cultive uma visão positiva de si mesmo. Desenvolva a confiança em sua capacidade de resolver problemas.

Mantenha as coisas em perspectiva. Tente considerar as situações estressantes em um contexto mais amplo e mantenha uma perspectiva de longo prazo.

Mantenha uma perspectiva otimista. Tente visualizar o que você quer, em vez de se preocupar com o que teme. Uma perspectiva otimista lhe permite esperar que coisas boas aconteçam na vida.

Se cuide. Preste atenção às suas próprias necessidades e sentimentos. Participe de atividades que você considere divertidas e relaxantes, como exercícios (em casa), entretenimento e hobbies.

Fonte: https://www.hopkinsmedicine.org/about/community_health/johns-hopkins-bayview/services/called_to_care/develop_battery_coping_skills.html

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.