Regulação emocional e sintomas depressivos em pacientes portadores de psoríase

 

Silva, B. F. P. & Faro, A. (2019). Regulação emocional e sintomas depressivos em pacientes portadores de psoríase. Revista de Psicología, 28(2), 1-10. http://dx.doi.org/10.5354/0719-0581.2019.55656.

 

Resenhado por Luíza Ramos

 

            A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele e articulações, que possui fator genético determinante, bem como fatores imunológicos, ambientais e psicológicos como principiantes importantes em sua expressão e irritação. Nota-se o aumento de ansiedade e sentimentos de retraimento em decorrência da doença de pele, além de uma associação entre sintomas psicológicos e exacerbação de sintomas físicos, tornando-se uma das doenças que mais afeta o bem-estar psicológico. A regulação emocional (RE), que diz respeito a estratégias de enfrentamento utilizadas ao confrontar intensidade emocional indesejada, tem sido associada a níveis mais baixos de inflamação na psoríase. Dessa forma, o objetivo do artigo foi avaliar a influência de estratégias de RE, características sociodemográficas e características clínicas na ocorrência de sintomatologia depressiva em pacientes adultos acometidos por psoríase.

            A amostra foi composta por 72 pacientes adultos atendidos no Ambulatório de Dermatologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe. Foram utilizados como instrumentos um questionário sociodemográfico e clínico, o Questionário de Regulação Emocional (QRE) e a Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS). Os dados foram coletados por meio de entrevistas e analisados através do programa SPSS. Foi realizada uma regressão logística tendo como variável dependente a presença de sintomas depressivos e as covariáveis foram dispostas em um bloco: grau de doença e escore de supressão emocional.

            Os resultados apontaram a existência de uma relação entre a percepção de gravidade da doença e a presença de sintomas depressivos, o que reforça os achados da literatura em direção ao comprometimento e incapacidade gerados pela psoríase. Além disso, o uso da estratégia de supressão emocional esteve relacionado à sintomatologia depressiva. Sabe-se que a presença de sofrimento psicológico, a exemplo dos sintomas depressivos, é fator agravante para as afecções dermatológicas, bem como episódios depressivos podem comprometer o funcionamento diário e levar ao suicídio, tornando fundamental o suporte psicológico aos pacientes psoriáticos.

            Em suma, nota-se a importância de estudos como esse para a proposição de intervenções no âmbito da Psicologia da Saúde visando ao desenvolvimento de estratégias mais favoráveis de regulação emocional, visto que as emoções estão associadas à saúde física e mental. Dessa forma, o paciente com psoríase poderá utilizar estratégias de enfrentamento mais adaptativas e ter consequentes melhorias no quadro clínico.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.