Cognitive-behavioral therapy for anxiety disorders in children and adolescents: a systematic review of follow-up studies / Terapia cognitivo-comportamental para transtornos de ansiedade na infância e adolescência: revisão sistemática de estudos de seguimento

Davis, R., Souza, M. A. M., Rigatti, R., & Heldt, E. (2014). Cognitive-behavioral therapy for anxiety disorders in children and adolescents: A systematic review of follow-up studies. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 63(4), 373-3788. doi:10.1590/0047-2085000000047

Resenhado por Brenda Fernanda

            Tanto a ansiedade quanto o medo são emoções inerentes aos seres humanos, contudo, podem tornar-se patológicas quando sentidas em excesso. Quando esses sentimentos são exagerados ou desproporcionais ao estímulo, têm-se os Transtornos Ansiosos (TA), que podem ser classificados em: Transtorno de Ansiedade de Separação, Transtorno do Pânico, Transtorno de Ansiedade Social ou Fobia Social, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno de Ansiedade Específica ou Transtorno de Estresse Pós-Traumático. Os TA possuem alta prevalência em crianças e adolescentes, no entanto, permanecem subdiagnosticados e subtratados. Evidencia-se que a presença de algum tipo de transtorno mental não tratado na adolescência pode causar prejuízos na vida adulta, como a reincidência de psicopatologias, por exemplo. Entre os tratamentos disponíveis para os TA, destaca-se a efetividade da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).
           Apesar de existirem evidências quanto ao uso da TCC no tratamento de transtornos ansiosos, observa-se que estudos de seguimento no que diz respeito à resposta à longo prazo à terapia têm sido escassos. Neste sentido, o objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão sistemática sobre estudos de seguimento utilizando a TCC em casos de TA em crianças e adolescentes. No que concerne ao método, foram utilizadas como bases de dados a PubMed e a Web of Science. Quanto aos critérios de inclusão, foram pesquisados estudos de coorte que utilizaram a TCC para tratamento de qualquer transtorno ansioso em crianças e adolescentes. Foram incluídos os idiomas inglês, português e espanhol e não foi delimitada data de publicação. Estudos que envolviam menos de um ano de seguimento foram excluídos.
            No que tange aos resultados, 72 resumos foram encontrados inicialmente. Destes, foram lidos 12 artigos completos, sendo que apenas 10 artigos compuseram a amostra final do estudo. Quanto ao período de seguimento nos estudos, o tempo variou entre 12 meses e 13 anos. Dos 10 artigos investigados, 9 utilizaram o instrumento Anxiety Disorders Interview Schedule: Child Version (ADIS-C) para diagnóstico. No que concerne ao resultado do seguimento pós-intervenção baseada na TCC, observou-que que na maioria dos casos houve melhora na sintomatologia depressiva e ansiosa.
           Diante do alto acometimento dos transtornos ansiosos na população, principalmente nos grupos infantis e de adolescentes, destaca-se a importância de estudos que visem a comprovar a efetividade e eficácia dos tratamentos psicológicos a longo prazo. Ao exibir evidências a respeito das abordagens terapêuticas, tanto o psicólogo da saúde pode ter respaldo para promover intervenções voltadas para a prevenção, bem como o psicólogo clínico pode ter embasamento para uso de técnicas no consultório voltadas para a diminuição de sintomas.     

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