Cognitive-behavioral therapy for anxiety disorders in children and adolescents: a systematic review of follow-up studies / Terapia cognitivo-comportamental para transtornos de ansiedade na infância e adolescência: revisão sistemática de estudos de seguimento
Davis, R., Souza, M. A. M., Rigatti, R., & Heldt, E. (2014).
Cognitive-behavioral therapy for anxiety disorders in children and adolescents:
A systematic review of follow-up studies.
Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 63(4),
373-3788. doi:10.1590/0047-2085000000047
Resenhado por Brenda Fernanda
Tanto a ansiedade quanto o medo são
emoções inerentes aos seres humanos, contudo, podem tornar-se patológicas
quando sentidas em excesso. Quando esses sentimentos são exagerados ou
desproporcionais ao estímulo, têm-se os Transtornos Ansiosos (TA), que podem
ser classificados em: Transtorno de Ansiedade de Separação, Transtorno do
Pânico, Transtorno de Ansiedade Social ou Fobia Social, Transtorno de Ansiedade
Generalizada, Transtorno de Ansiedade Específica ou Transtorno de Estresse
Pós-Traumático. Os TA possuem alta prevalência em crianças e adolescentes, no
entanto, permanecem subdiagnosticados e subtratados. Evidencia-se que a
presença de algum tipo de transtorno mental não tratado na adolescência pode causar
prejuízos na vida adulta, como a reincidência de psicopatologias, por exemplo.
Entre os tratamentos disponíveis para os TA, destaca-se a efetividade da
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).
Apesar de existirem evidências
quanto ao uso da TCC no tratamento de transtornos ansiosos, observa-se que
estudos de seguimento no que diz respeito à resposta à longo prazo à terapia
têm sido escassos. Neste sentido, o objetivo do presente estudo foi realizar
uma revisão sistemática sobre estudos de seguimento utilizando a TCC em casos
de TA em crianças e adolescentes. No que concerne ao método, foram utilizadas
como bases de dados a PubMed e a Web of
Science. Quanto aos critérios de inclusão, foram pesquisados estudos de
coorte que utilizaram a TCC para tratamento de qualquer transtorno ansioso em
crianças e adolescentes. Foram incluídos os idiomas inglês, português e
espanhol e não foi delimitada data de publicação. Estudos que envolviam menos
de um ano de seguimento foram excluídos.
No que tange aos resultados, 72
resumos foram encontrados inicialmente. Destes, foram lidos 12 artigos
completos, sendo que apenas 10 artigos compuseram a amostra final do estudo.
Quanto ao período de seguimento nos estudos, o tempo variou entre 12 meses e 13
anos. Dos 10 artigos investigados, 9 utilizaram o instrumento Anxiety Disorders Interview Schedule: Child
Version (ADIS-C) para diagnóstico. No que concerne ao resultado do
seguimento pós-intervenção baseada na TCC, observou-que que na maioria dos
casos houve melhora na sintomatologia depressiva e ansiosa.
Diante do alto acometimento dos
transtornos ansiosos na população, principalmente nos grupos infantis e de
adolescentes, destaca-se a importância de estudos que visem a comprovar a
efetividade e eficácia dos tratamentos psicológicos a longo prazo. Ao exibir
evidências a respeito das abordagens terapêuticas, tanto o psicólogo da saúde pode
ter respaldo para promover intervenções voltadas para a prevenção, bem como o
psicólogo clínico pode ter embasamento para uso de
técnicas no consultório voltadas para a diminuição de sintomas.
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