Fatores associados com distresse emocional e ideação suicida entre universitários internacionais / Factors associated with emotional distress and suicide ideation among international college students

Taliaferro, L. A., Muehlenkamp, J. J., & Jeevanba, S. B. (2019). Factors associated with emotional distress and suicide ideation among international college students. Journal of American College Health, 1-6. doi: 10.1080/07448481.2019.1583655

Resenhado por Luana C. Silva-Santos

Uma atualização da OMS em 2018 mostrou que anualmente cerca de 800.000 pessoas cometem suicídio, sendo globalmente a segunda principal causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos de idade. Devido a características pessoais e certas circunstâncias sociais e culturais, um grupo que tem se mostrado vulnerável à ideação suicida são os jovens universitários, visto que sua adaptação ao contexto universitário pode não ser bem-sucedida, levando a uma vulnerabilização da sua saúde mental e, nesse sentido, fazendo emergir conflitos existenciais e traços psicopatológicos latentes, no extremo, ao processo suicida.
Nesse sentido, Taliaferro, Muehlenkamp e Jeeyanba (2019) objetivaram em seu estudo identificar fatores de risco e proteção associados a maior sofrimento emocional e ideação suicida em estudantes universitários internacionais de duas universidades do centro-oeste e duas universidades do sudeste dos Estados Unidos. Participaram do seu estudo 435 universitários, que responderam pesquisas online avaliando distresse emocional (The Depression, Anxiety, and Stress Scales, versão reduzida), ideação suicida no ano anterior e sanções culturais contra o suicídio (Suicidal Behaviors Questionnaire-Revised e Self-Injurious Thoughts and Behaviors Interview), aprisionamento (The Entrapment Scale), estresse cultural e conflitos familiares (The Cultural Assessment for Risk of Suicide), perfeccionismo (Multidimensional Perfectionism Scale), discriminação étnica (The 14-item Discrimination Scale), necessidades interpessoais (Interpersonal Needs Questionnaire) e identidade étnica (The Multigroup, Ethnic Identity Measure-Revised). Os autores encontraram via regressão linear que níveis mais altos de aprisionamento, necessidades interpessoais não satisfeitas e discriminação étnica foram significativamente associados ao aumento do sofrimento emocional. Em regressão multivariada, apenas as necessidades interpessoais não satisfeitas permaneceram associadas à ideação suicida no ano anterior.
Considerando o grupo de universitários como uma população diversificada e crescente, com demandas e necessidades únicas e com maior risco de problemas de saúde mental, os resultados do estudo de Taliaferro, Muehlenkamp e Jeeyanba mostram que profissionais que trabalhem com tais grupos devem abordar as percepções dos alunos sobre armadilhas, discriminação étnica e necessidades interpessoais não satisfeitas. Dessa forma, tem-se um caminho possível na construção de estratégias de prevenção e intervenção eficazes e específicas a esse grupo com vistas a diminuição de distresse emocional e ideação suicida.


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