Fatores associados com distresse emocional e ideação suicida entre universitários internacionais / Factors associated with emotional distress and suicide ideation among international college students
Taliaferro,
L. A., Muehlenkamp, J. J., & Jeevanba, S. B. (2019). Factors associated with emotional
distress and suicide ideation among international college students. Journal of American College Health, 1-6. doi:
10.1080/07448481.2019.1583655
Resenhado por Luana C. Silva-Santos
Uma
atualização da OMS em 2018 mostrou que anualmente cerca de 800.000 pessoas
cometem suicídio, sendo globalmente a segunda principal causa de morte de
jovens entre 15 e 29 anos de idade. Devido a características pessoais e certas
circunstâncias sociais e culturais, um grupo que tem se mostrado vulnerável à
ideação suicida são os jovens universitários, visto que sua adaptação ao
contexto universitário pode não ser bem-sucedida, levando a uma
vulnerabilização da sua saúde mental e, nesse sentido, fazendo emergir
conflitos existenciais e traços psicopatológicos latentes, no extremo, ao
processo suicida.
Nesse
sentido, Taliaferro, Muehlenkamp e Jeeyanba (2019) objetivaram em seu estudo
identificar fatores de risco e proteção associados a maior sofrimento emocional
e ideação suicida em estudantes universitários internacionais de duas
universidades do centro-oeste e duas universidades do sudeste dos Estados
Unidos. Participaram do seu estudo 435 universitários, que responderam
pesquisas online avaliando distresse
emocional (The Depression, Anxiety, and
Stress Scales, versão reduzida), ideação suicida no ano anterior e sanções
culturais contra o suicídio (Suicidal
Behaviors Questionnaire-Revised e Self-Injurious
Thoughts and Behaviors Interview), aprisionamento (The Entrapment Scale), estresse cultural e conflitos familiares (The Cultural Assessment for Risk of Suicide),
perfeccionismo (Multidimensional
Perfectionism Scale), discriminação étnica (The 14-item Discrimination Scale), necessidades interpessoais (Interpersonal Needs Questionnaire) e
identidade étnica (The Multigroup, Ethnic
Identity Measure-Revised). Os
autores encontraram via regressão linear que níveis mais altos de
aprisionamento, necessidades interpessoais não satisfeitas e discriminação
étnica foram significativamente associados ao aumento do sofrimento emocional.
Em regressão multivariada, apenas as necessidades
interpessoais não satisfeitas permaneceram associadas à ideação suicida no ano
anterior.
Considerando o grupo de universitários como uma população
diversificada e crescente, com demandas e necessidades únicas e com maior risco
de problemas de saúde mental, os resultados do estudo de Taliaferro,
Muehlenkamp e Jeeyanba mostram que profissionais que trabalhem com tais grupos
devem abordar as percepções dos
alunos sobre armadilhas, discriminação étnica e necessidades interpessoais não
satisfeitas. Dessa forma, tem-se um caminho possível na construção de
estratégias de prevenção e intervenção eficazes e específicas a esse grupo com
vistas a diminuição de distresse emocional e ideação suicida.
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