Uma metanálise dos efeitos da personalidade do professor na sua efetividade e burnout
A meta-analysis of the effects of teacher personality on teacher effectiveness and burnout
Kim, L. E., Jörg, V., & Klassen, R. M. (2019). A meta-analysis of the effects of teacher personality on teacher effectiveness and burnout. Educational Psychology Review, 31(1), 163-195. doi: 10.1007/s10648-018-9458-2
Resenhado por Luana C. Silva-Santos
Em 2017, existiam 84,23 milhões de professores no mundo todo (World Bank EdStats apud Kim, Jörg, & Klassen, 2019), que além da importância estatística, também têm papel preponderante a curto e longo prazo na vida acadêmica de seus alunos.
Nesse sentido, quais seriam as características pessoais de professores
eficazes e com baixa tendência ao esgotamento profissional ou burnout?
Diante dessa questão, Kim et al. (2019) observaram que não existia até
então estudo meta-analítico que investigasse personalidade dos
professores e sua autoeficácia e esgotamento. Assim, realizaram uma metanálise de estudos relatando relações entre os cinco domínios da personalidade baseados no modelo Big Five (abertura, conscienciosidade, extroversão, aceitação e estabilidade emocional), medidas de autoeficácia e burnout. Avaliaram, ainda,
a influência dos moderadores tipo de medida de autoeficácia do
professor (avaliações, desempenho do aluno, observação em sala), fonte
do relatório de personalidade (autorrelato ou outro) e o nível
educacional do aluno.
Após
busca eletrônica com descritores específicos, foram excluídos os
estudos que não eram aplicáveis à metanálise (opiniões de especialistas,
artigos teóricos, dados qualitativos) e aqueles que relatavam relações
não associadas às perguntas de pesquisa do estudo, o que resultou em 129
estudos. Como resultados principais, os autores encontraram que todos os domínios de personalidade baseados no modelo Big Five, exceto aceitação, foram positivamente associados às medidas de eficácia dos professores, principalmente relacionadas a avaliações de ensino. Em relação ao burnout, os domínios estabilidade emocional, extroversão e conscienciosidade se correlacionaram negativamente a esta variável. Os relatos de personalidade que não foram realizados por autorrelato foram mais associados aos resultados que os autorrelatos, ao passo que os níveis educacionais não demonstraram moderação significativa.
Os achados da pesquisa
demonstram a importância da influência das características pessoais dos
professores na efetividade do seu ensino, assim como em seu nível de
esgotamento profissional. Dada a escassez de trabalhos semelhantes, ainda são necessários mais estudos desse tipo para melhor compreensão e uso apropriado destas informações. Assim, além de estender resultados de estudos anteriores, o presente trabalho também fornece evidências para construção de programas preventivos de esgotamento profissional e de promoção da saúde mental dos professores no local de trabalho.
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