Efeitos de uma modalidade de educação em saúde baseada na Teoria do Comportamento Planejado sobre o estilo de vida pós-operatório de pacientes com câncer cervical

 Di, C., & Wang, B. (2023). Efeitos de uma modalidade de educação em saúde baseada na teoria do comportamento planejado sobre o estilo de vida pós-operatório de pacientes com câncer cervical. Acta Paul Enferm, 36. http://dx.doi.org/10.37689/acta-ape/2023AO025232.

 

Resenhado por Luíza Ramos

 

O câncer cervical é uma neoplasia maligna cuja taxa de incidência vem aumentando a cada ano. Nas fases iniciais, é tratado principalmente com cirurgia, entretanto, esse procedimento pode alterar funções corporais, sendo capaz de impactar a qualidade de vida do paciente. Por isso, após o tratamento do câncer cervical deve haver educação em saúde para melhorar a conscientização sobre a doença e garantir um estilo de vida saudável. A educação baseada na Teoria do Comportamento Planejado (TCP) favorece a realização do controle comportamental percebido e a melhora nas atitudes positivas dos pacientes em relação a estilos de vida saudáveis de maneira científica, aprimorando as intenções comportamentais individuais. Assim, o objetivo deste estudo foi desenvolver uma modalidade de educação em saúde baseada na TCP e explorar sua influência no estilo de vida pós-operatório de pacientes com câncer cervical.

A amostra foi composta por 122 pacientes submetidos a essa cirurgia no Second People’s Hospital of Changzhou, divididos em quantidades iguais para dois grupos: Controle e Educação. Os pacientes do grupo Controle receberam educação de saúde de rotina após a cirurgia e os pacientes do grupo Educação receberam educação em saúde baseada na TCP após a cirurgia. Foi utilizado um questionário sociodemográfico e de saúde, além dos instrumentos Healthy Lifestyle Behavior Scale II, Functional Assessment Of Cancer Theraphy-Cervix e Distress Management Sreening Measure para mensurar estilo de vida, qualidade de vida e estresse, respectivamente, aplicados antes da cirurgia e reaplicados após três meses do procedimento. Após a operação, a adesão à medicação, a adesão à dieta e o tempo de alta foram registrados e comparados entre os dois grupos.

No grupo Educação, as pontuações de adesão à medicação e adesão à dieta foram maiores do que no grupo Controle e o tempo de alta foi mais precoce no grupo Educação. Após a cirurgia, as dimensões do estilo de vida (autorrealização, relacionamento interpessoal, nutrição, responsabilidade pela saúde) aumentaram significativamente no grupo Educação, bem como pontuações da qualidade de vida. Os achados sugerem que a educação fornecida pela equipe de saúde pode alcançar melhores resultados se baseada na TCP, de modo que o indivíduo seja preparado para aceitar os conhecimentos relacionados à sua condição, enfraquecendo normas subjetivas e melhorando o controle comportamental percebido.

            Por fim, estudos como este contribuem para a Psicologia da Saúde uma vez que traz elucidações a respeito de fatores psicológicos envolvidos no processo de adoecimento físico. Ademais, fornece ferramentas para que outros profissionais da saúde estejam mais preparados, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas

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