Efeitos de uma modalidade de educação em saúde baseada na Teoria do Comportamento Planejado sobre o estilo de vida pós-operatório de pacientes com câncer cervical
Di, C., & Wang, B. (2023). Efeitos de uma modalidade de educação em saúde baseada na teoria do comportamento planejado sobre o estilo de vida pós-operatório de pacientes com câncer cervical. Acta Paul Enferm, 36. http://dx.doi.org/10.37689/acta-ape/2023AO025232.
Resenhado por Luíza Ramos
O câncer cervical é
uma neoplasia maligna cuja taxa de incidência vem aumentando a cada ano. Nas
fases iniciais, é tratado principalmente com cirurgia, entretanto, esse
procedimento pode alterar funções corporais, sendo capaz de impactar a
qualidade de vida do paciente. Por isso, após o tratamento do câncer cervical
deve haver educação em saúde para melhorar a conscientização sobre a doença e
garantir um estilo de vida saudável. A educação baseada na Teoria do
Comportamento Planejado (TCP) favorece a realização do controle comportamental
percebido e a melhora nas atitudes positivas dos pacientes em relação a estilos
de vida saudáveis de maneira científica, aprimorando as intenções
comportamentais individuais. Assim, o objetivo deste estudo foi desenvolver uma
modalidade de educação em saúde baseada na TCP e explorar sua influência no
estilo de vida pós-operatório de pacientes com câncer cervical.
A amostra foi composta
por 122 pacientes submetidos a essa cirurgia no Second People’s Hospital of Changzhou, divididos em quantidades
iguais para dois grupos: Controle e Educação. Os pacientes do grupo Controle
receberam educação de saúde de rotina após a cirurgia e os pacientes do grupo
Educação receberam educação em saúde baseada na TCP após a cirurgia. Foi
utilizado um questionário sociodemográfico e de saúde, além dos instrumentos Healthy Lifestyle Behavior Scale II, Functional Assessment Of Cancer
Theraphy-Cervix e Distress Management
Sreening Measure para mensurar estilo de vida, qualidade de vida e
estresse, respectivamente, aplicados antes da cirurgia e reaplicados após três
meses do procedimento. Após a operação, a adesão à medicação, a adesão à dieta
e o tempo de alta foram registrados e comparados entre os dois grupos.
No grupo Educação, as
pontuações de adesão à medicação e adesão à dieta foram maiores do que no grupo
Controle e o tempo de alta foi mais precoce no grupo Educação. Após a cirurgia,
as dimensões do estilo de vida (autorrealização, relacionamento interpessoal,
nutrição, responsabilidade pela saúde) aumentaram significativamente no grupo
Educação, bem como pontuações da qualidade de vida. Os achados sugerem que a
educação fornecida pela equipe de saúde pode alcançar melhores resultados se
baseada na TCP, de modo que o indivíduo seja preparado para aceitar os
conhecimentos relacionados à sua condição, enfraquecendo normas subjetivas e
melhorando o controle comportamental percebido.
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