Adaptação de um Protocolo Cognitivo Comportamental para Pacientes com Transtorno de Ansiedade Generalizada com Baixo Nível Educacional
Coutinho, F. C., Dias, G. P., Marques, R. S. F., Rangé, B. P., Brasil, M. A. A., Filpi, A., Nardi, A. E (2017). Adaptation of a Cognitive-Behavioral Protocol for Generalized Anxiety Disorder Patients with Low Educational Attainment, Ribeirão Preto, Trends in Psychology, 25(03). 1411-1426. doi: 10.9788/tp2017.3-22
Resenhado por Iracema R. O. Freitas
O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é uma condição crônica e incapacitante que se caracteriza por preocupação invasiva, incontrolável e excessiva, causando sofrimento e comprometendo aspectos importantes da vida na esfera social, ocupacional e orgânica. Estudos indicaram que os indivíduos com TAG tendem a reduzir as relações sociais e de trabalho, sendo considerado um ônus econômico para sociedade. Profissionais de saúde mental têm discutido sobre os métodos de tratamento mais comuns e recomendados para esse transtorno, os quais incluem a terapia cognitiva comportamental e suas derivações.
Na terapia cognitiva comportamental, o foco consiste em dar atenção aos esquemas desadaptativos, tais como pressentimentos (que envolvem crenças sobre a probabilidade de consequências de ameaças à segurança física e psicológica), a vunerabilidade pessoal (que se refere a crenças sobre inadequação e falta de apoio externo e recursos pessoais para lidar com a ansiedade), a intolerância a incerteza (que abrange crenças sobre a frequência, consequências, evitação e não aceitação de eventos negativos, incertos ou ambíguos, e a preocupação metacognitiva (que inclui crenças sobre efeitos positivos e negativos da preocupação e seu controle.
Este estudo analisou a eficácia, as dificuldades e desafios enfrentados pelos terapeutas ao realizar sessões de terapia cognitiva (TCC) em pacientes de baixo nível socio econômico e de escolaridade com diagnóstico primário de TAG. O objetivo foi de avaliar a prática clínica entre esses pacientes e tornar a TCC mais acessível a todos através de adaptação das informações contidas no modelo de protocolo de atendimento. A eficácia foi avaliada considerando adesão e continuidade do tratamento, as dificuldades foram relacionadas a incompreensão dos pacientes a respeitos dos conceitos apresentados pelos terapeutas, já os desafios foram sobre modificar os protocolos para aumentar a adesão entre pacientes, sem comprometer a fidedignidade da TCC. Um relato de caso permitiu uma reavaliação da maneira como os cuidadores realizavam a prática ambulatorial com pacientes ansiosos em hospitais públicos entre as populações de baixa escolaridade e socioeconômica.
O resultado do trabalho indicou a importância do ajuste dos termos utilizados na TCC através uma mudança nas terminologias, o uso de exemplos práticos e concretos, condizentes com a realidade do paciente. A postura do terapeuta não deveria ser paternalista, porém empática e compreensiva. O problema do abandono do tratamento no contexto da saúde pública é uma das temáticas estudadas pela psicologia da saúde. Quando se trata de pacientes com TAG que vivem em contexto de vulnerabilidade social, compete ao profissional flexibilizar as suas práticas, tentativa realizada nesse estudo com o objetivo de tornar a TCC acessível e eficaz.
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