Terapia Cognitiva Comportamental com crianças e adolescentes / Cognitive Behavioral Therapy with Children and Adolescents
Henin, A., Micco, J. A., Schoeller, M., Boudreaux, A., & Hirshfeld-Becker, D. (2016). Cognitive behavioral therapy with children and adolescents. The Massachusetts General Hospital Handbook of Cognitive Behavioral Therapy, 259–275. doi:10.1007/978-1-4939-2605-3_19
Resenhado por Geovanna Turri
A terapia cognitiva comportamental (TCC) demonstrou eficácia no tratamento de vários transtornos em crianças e adolescentes. Os autores expõem que pesquisas ao longo das últimas décadas sugerem que a TCC pode ser usada para tratar transtornos de ansiedade, depressão, transtornos de comportamento disruptivo, TDAH, transtornos de eliminação, transtornos de tiques e hábitos e déficits de habilidades sociais. A utilidade da TCC reside na sua capacidade de direcionar sintomas e distúrbios ao longo de toda a faixa etária da infância, tendo uma abordagem focada no problema visando proporcionar o tratamento de maneira eficiente e limitada no tempo. É passível de avaliações empíricas e seu uso de intervenções padronizadas e manualizadas pode ser implementado de forma sistemática e flexível por profissionais de diferentes formações e treinamentos.
Ao longo do tempo, as adaptações de desenvolvimento das técnicas de TCC e seu uso com crianças de uma ampla faixa etária são enfatizadas. Assim, no artigo os autores buscam fazer uma breve revisão acerca das principais características do uso da TCC com crianças e adolescentes e ilustrar as mesmas por meio de um estudo de caso. O artigo fornece uma descrição detalhada das abordagens e técnicas da TCC que são mais comumente usadas com os jovens, incluindo psicoeducação, treinamento de relaxamento, reestruturação cognitiva, resolução de problemas, exposição comportamental e treinamento de habilidades organizacionais. Além disso, analisa ferramentas de avaliação, estratégias e instrumentos para uso em crianças e adolescentes e discute o papel dos pais no tratamento.
Para os autores, a TCC com crianças e adolescentes tem sua semelhança com a TCC aplicada em adultos. Tem-se como suposição que o comportamento é adaptativo e que a tríade cognitiva ‘pensamentos-emoções-comportamentos’ deve ser trabalhada em conjunto. A TCC é útil com crianças e adolescentes visto reconhecer a importância das variáveis comportamental, emocional, cognitiva e socioambiental na manutenção de qualquer transtorno emocional. Além disso, considera os pais uma ferramenta de auxílio na psicoterapia, o que a torna mais eficaz, uma vez que os problemas das crianças ocorrem muito mais frequentemente fora da terapia (com os pais, na escola, em contextos sociais, etc.). Dessa forma, para modificar o ambiente de uma criança, os pais devem estar associados ao terapeuta, atuando como consultores e colaboradores na psicoterapia de seus filhos.
Na TCC com crianças e adolescentes, o principal desafio do terapeuta consiste em tentar compreender como a tríade cognitiva media o surgimento da psicopatologia nessas faixas etárias. Para que se tenha êxito, a TCC deve utilizar estratégias, sessões estruturadas, intervenções cognitivas e comportamentais para modificar comportamentos, emoções e pensamentos. Algumas dessas técnicas são ilustradas em um exemplo de caso, e o suporte empírico para TCC na juventude é brevemente descrito. Sempre que possível, os autores destacam como a TCC pode ser adaptada para o desenvolvimento em diferentes idades.
Enfim, a TCC é uma forma de intervenção altamente eficaz para crianças e adolescentes com uma série de dificuldades psiquiátricas e pode ser usada com crianças em uma série de estágios de desenvolvimento, incluindo aqueles em idade pré-escolar, podendo ser implementada individualmente, com famílias, em grupos ou até mesmo através de plataformas baseadas na internet a fim de trabalhar com o público infanto-juvenil.
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