Fundamentos e aplicações da Terapia Cognitivo Comportamental com crianças e adolescentes
Pureza,
J., Ribeiro, A., Pureza, J., & Lisboa, C. (2014). Fundamentos e aplicações
da Terapia Cognitiva Comportamental com crianças e adolescentes. Revista Brasileira de Psicoterapia, 16(1),
85-103.
Resenhado
por Mariana Serrão
A
psicoterapia com crianças e adolescentes é uma área crescente nos últimos anos,
principalmente como uma forma de prevenção e promoção de saúde. A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) é
uma das abordagens proposta para atendimentos infantis. Criada por Aaron Beck,
propõe que o modo como o indivíduo interpreta a situação é que gera o
sofrimento. O objetivo da TCC é intervir no processos distorcidos de informação
e interpretação, visto que o sofrimento não é causado pelo evento em si, mas
pelas interpretações que o paciente faz das situações e de si mesmo.
A
TCC utilizada com crianças e adolescentes, se assemelha muito com a aplicada em
adultos. Algumas características são: foco no presente, objetivo de mudança
comportamental e cognitiva, sessões estruturadas, entre outros. Entretanto,
algumas técnicas e recursos se diferem quando o atendimento é infantil, como
por exemplo, intervenções com os pais e uso de recursos não verbais para
acessar os processos cognitivos.
Geralmente
as crianças e adolescentes chegam à terapia buscando auxílio para questões
emocionais e comportamentais. Por este motivo, alguns aspectos são importantes
para o desenvolvimento da psicoterapia: identificar e compreender as queixas
das crianças; entrevista de anamnese, a qual possibilita uma compreensão completa
emocional, social e de vínculos do cliente; e a partir daí a criação de um
plano de tratamento. A etapa de
avaliação permite o uso de escalas e questionários que podem ser respondidos
pelos pais e, a depender, pelas crianças.
Após a anamnese, a conceituação cognitiva é o próximo passo do
tratamento. A conceituação cognitiva busca compreender o indivíduo, nela deve
constar identificação de dificuldades atuais do paciente, fatores importantes
da infância, identificar principais emoções, pensamentos e comportamentos, suas
crenças, estratégias e consequências de cada situação.
Algumas
técnicas são utilizadas para trabalhar com crianças e adolescentes. É
aconselhável ter brinquedos que auxiliem as crianças a expressar seus
pensamentos e emoções, jogos e artifícios que sirvam para fazer metáfora na
técnica da reestruturação cognitiva (balança, lentes de aumento, óculos). O
Baralho das Emoções pode ser utilizado como um recurso para trabalhar as
emoções com os pacientes, o Relógio dos Pensamentos- Sentimento que é feito
com rostos expressam emoções e ajuda as crianças a
reconhecerem os sentimentos e compreender que eles mudam. São feitas também técnicas de
psicoeducação que tem como função orientar o paciente quanto a seu
funcionamento, diagnóstico (em caso de diagnóstico), sintomas e sobre o
processo de mudança. Existem também técnicas relacionadas à solução de
problemas e comportamentais como; relaxamento, treino de respiração, entre
outras. Ademais, os métodos para trabalhar as cognições também são aplicados
com objetivo de ensinar aos pacientes a classificar os pensamentos como aqueles
que “ajudam e como os que atrapalham”, procurando sempre uma forma ilustrativa
e concreta para trabalhar com as crianças e adolescentes. TCC é uma abordagem
da psicologia que demonstra eficácia significativa em relação a melhora de
transtornos psiquiátricos, principalmente a depressão e ansiedade. Portanto é
uma das mais utilizadas pela psicologia
da saúde, visto que busca estratégias e forma de enfrentar, interpretar e lidar
melhor com o sofrimento.
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