Fundamentos e aplicações da Terapia Cognitivo Comportamental com crianças e adolescentes


Pureza, J., Ribeiro, A., Pureza, J., & Lisboa, C. (2014). Fundamentos e aplicações da Terapia Cognitiva Comportamental com crianças e adolescentes. Revista Brasileira de Psicoterapia, 16(1), 85-103.
Resenhado por Mariana Serrão

A psicoterapia com crianças e adolescentes é uma área crescente nos últimos anos, principalmente como uma forma de prevenção e promoção de saúde.  A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) é uma das abordagens proposta para atendimentos infantis. Criada por Aaron Beck, propõe que o modo como o indivíduo interpreta a situação é que gera o sofrimento. O objetivo da TCC é intervir no processos distorcidos de informação e interpretação, visto que o sofrimento não é causado pelo evento em si, mas pelas interpretações que o paciente faz das situações e de si mesmo.
A TCC utilizada com crianças e adolescentes, se assemelha muito com a aplicada em adultos. Algumas características são: foco no presente, objetivo de mudança comportamental e cognitiva, sessões estruturadas, entre outros. Entretanto, algumas técnicas e recursos se diferem quando o atendimento é infantil, como por exemplo, intervenções com os pais e uso de recursos não verbais para acessar os processos cognitivos.
Geralmente as crianças e adolescentes chegam à terapia buscando auxílio para questões emocionais e comportamentais. Por este motivo, alguns aspectos são importantes para o desenvolvimento da psicoterapia: identificar e compreender as queixas das crianças; entrevista de anamnese, a qual possibilita uma compreensão completa emocional, social e de vínculos do cliente; e a partir daí a criação de um plano de tratamento.  A etapa de avaliação permite o uso de escalas e questionários que podem ser respondidos pelos pais e, a depender, pelas crianças.  Após a anamnese, a conceituação cognitiva é o próximo passo do tratamento. A conceituação cognitiva busca compreender o indivíduo, nela deve constar identificação de dificuldades atuais do paciente, fatores importantes da infância, identificar principais emoções, pensamentos e comportamentos, suas crenças, estratégias e consequências de cada situação.
Algumas técnicas são utilizadas para trabalhar com crianças e adolescentes. É aconselhável ter brinquedos que auxiliem as crianças a expressar seus pensamentos e emoções, jogos e artifícios que sirvam para fazer metáfora na técnica da reestruturação cognitiva (balança, lentes de aumento, óculos). O Baralho das Emoções pode ser utilizado como um recurso para trabalhar as emoções com os pacientes, o Relógio dos Pensamentos- Sentimento que é feito com  rostos  expressam emoções e ajuda as crianças a reconhecerem os sentimentos e compreender que  eles mudam. São feitas também técnicas de psicoeducação que tem como função orientar o paciente quanto a seu funcionamento, diagnóstico (em caso de diagnóstico), sintomas e sobre o processo de mudança. Existem também técnicas relacionadas à solução de problemas e comportamentais como; relaxamento, treino de respiração, entre outras. Ademais, os métodos para trabalhar as cognições também são aplicados com objetivo de ensinar aos pacientes a classificar os pensamentos como aqueles que “ajudam e como os que atrapalham”, procurando sempre uma forma ilustrativa e concreta para trabalhar com as crianças e adolescentes. TCC é uma abordagem da psicologia que demonstra eficácia significativa em relação a melhora de transtornos psiquiátricos, principalmente a depressão e ansiedade. Portanto é uma das mais utilizadas  pela psicologia da saúde, visto que busca estratégias e forma de enfrentar, interpretar e lidar melhor com o sofrimento.

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