Conhecimento de estudantes e profissionais sobre a Avaliação Psicológica
Mendes,
L.S., Nakano, T.C., Silva, I.B., & Sampaio, M.H.L. (2013). Conceitos de
Avaliação Psicológica: Conhecimento de Estudantes e Profissionais. Psicologia:
Ciência e Profissão, 33(2), 428-445.
Resenhado por Laís Santos
A avaliação psicológica diz respeito a
um conjunto de técnicas e procedimentos usados para, por exemplo, a testagem de
hipóteses clínicas e/ou diagnósticos situacionais. Nacionalmente, observa-se
que, apesar de a avaliação psicológica tenha sido alvo de intensas críticas,
principalmente quanto à qualidade das técnicas usadas, atualmente se observa
uma retomada da área. Nesse contexto, constata-se a importância de uma série de
fatores que contribuíram para a valorização da avaliação psicológica no Brasil.
Dentre esses, a criação do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos
(SATEPSI), o crescimento do número de grupos de pesquisa e trabalho formados
por profissionais e pesquisadores da área, além do aumento das exigências de
validade e precisão dos instrumentos e técnicas de avaliação. Embora seja
evidente o crescimento dos investimentos destinados ao aperfeiçoamento de
profissionais e qualidade dos instrumentos, observa-se a presença de uma série
de lacunas e dificuldades que impedem a ascensão da área no Brasil. Por
exemplo, constata-se a deficiência na formação de profissionais, o uso
inapropriado de instrumentos psicológicos, bem como a ausência de consenso
sobre a formação básica necessária para os profissionais de Psicologia
realizarem procedimentos de avaliação psicológica.
Frente às dificuldades ainda presentes
no cenário da avaliação psicológica nacional, o presente estudo buscou analisar
o conhecimento de profissionais e estudantes da área acerca da avaliação
psicológica. Para tanto, a amostra foi composta por 80 pessoas (maioria do sexo
feminino), subdividas em dois grupos de 40 participantes cada, sendo um formado
por profissionais e o outro por estudantes do curso de Psicologia. Utilizou-se
um questionário com seis questões abertas sobre a definição de avaliação
psicológica e principais métodos usados, assim como conhecimentos acerca do SATEPSI.
Os resultados referentes às seis
questões abordadas mostraram que tanto estudantes, quanto profissionais de
Psicologia, apresentam, apesar dos esforços e constantes avanços, lacunas
importantes quanto à formação em avaliação psicológica. Tais lacunas que vão
desde a própria definição da área, até a questões mais específicas, porém não
menos importantes, ligadas à validade e precisão dos instrumentos psicológicos.
Surpreendentemente os participantes formados apresentaram erros equivalentes
aos vistos entre os estudantes de graduação, fato que salienta a questão existente
quanto à qualidade da formação dos profissionais de Psicologia. Levando em
consideração o fato de que, independentemente da abordagem e ambiente de
inserção, a avaliação psicológica diz respeito a uma prática básica dos
profissionais de Psicologia. Conhecer a respeito, apresentar uma formação
adequada e atualizada são premissas importantes para uma boa atuação
profissional. Finalmente, esse aspecto também se aplica ao campo da Psicologia
da Saúde, visto a necessidade de qualificação profissional e uso de
instrumentos válidos e fidedignos, uma vez que, os dados provenientes de tais
medidas serão a base para o atendimento e cuidado
ofertados ao paciente.
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