6 formas dos pais apoiarem seus filhos durante o surto do Coronavírus (COVID-19)
Orientações psicológicas para auxiliar seus filhos a lidar com uma série de emoções que eles podem estar vivenciando agora
Postado por Maísa Carvalho
A descoberta do Coronavírus (COVID-19) e sua rápida propagação em termos globais trouxe consigo emoções difíceis – tais como ANSIEDADE, TRISTEZA
e ESTRESSE – em indivíduos de todas as idades. Não obstante, apesar de
crianças e adolescentes compreenderem minimamente o que está
acontecendo, caso
seu filho tiver tido aulas e eventos cancelados, bem como estiver
necessitando permanecer em ISOLAMENTO social, talvez ele precise do seu
suporte para lidar com a magnitude e as consequências da PANDEMIA.
- Seja calmo e proativo. Os pais devem ter uma conversa calma e proativa com seus filhos sobre o coronavírus, explicando-os sobre a importância de manter cuidados preventivos/higiênicos e tranquilizando-os sobre os efeitos e o tratamento da doença em crianças e jovens.
- Mantenha uma rotina. Crianças necessitam de estrutura. Dessa forma, os pais podem desenvolver uma programação diária que mantenha alguns hábitos diários – como se divertir apenas depois de finalizar as atividades escolares e ajudar nos afazeres domésticos – e inclua atividades prazerosas para os filhos, à exemplo de brincadeiras educativas (desenhos e jogos), falar com seus amigos pelo celular, etc.
- Deixe seu filho sentir suas emoções. Com o fechamento da escola e atividades canceladas, as crianças e adolescentes se sentem tristes por acreditarem estar perdendo alguma coisa. Deixe-os sentir TRISTEZA e frustração. Espere, apoie e normalize a situação, ressaltando que esses sentimentos passarão.
- Verifique o que eles estão ouvindo. Existe muita desinformação sobre o coronavírus sendo disseminada. Logo, é importante descobrir se seus filhos estão ouvindo informações corretas. Caso não estejam, ouça suas perguntas e oriente-os corretamente sobre o que está acontecendo. Se você não souber responder, aproveitem para pesquisar juntos em fontes confiáveis como a Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS) e UNICEF.
- Crie distrações de boas-vindas. Ao perceber que seus filhos estão chateados, além de ouvi-los também pense em criar distrações para aliviar as emoções difíceis. Conversas, jogos e atividades em família são bons exemplos. Em adolescentes, vale a pena negociar o uso irrestrito do celular e das redes sociais perguntando outras maneiras de lidar com o problema e se divertir.
- Monitore o seu próprio comportamento. Em uma situação difícil como essa, os pais também podem se sentir ANSIEDADE e emoções indesejáveis. Não obstante, vale lembrar que eles são espelhos para os seus filhos. Por conta disso, é importante que eles lidem com suas emoções e tentem não compartilhar com seus filhos, visando criar uma sensação de segurança para eles.
Fonte: https://www.unicef.org/coronavirus/6-ways-parents-can-support-their-kids-through-coronavirus-covid-19
Nenhum comentário: