Contágio de ansiedade: dicas para alívio

Traduzido e adaptado por Luanna Silva 

 Diante da PANDEMIA do novo Coranavírus, temos observado muitos relatos de sintomas de ANSIEDADE. Pesquisas comprovam que quando vemos alguém em PÂNICO, nosso cérebro responde com uma reação de ANSIEDADE similar. Em determinadas situações, agir dessa forma pode ser adaptativo, contudo, esse comportamento pode se tornar desadaptativo porque quanto mais você entra em PÂNICO, menos funcional seu sistema imunológico se torna. Quanto mais você entra em PÂNICO, menos seu corpo é capaz de combater doenças e você fica mais propenso a adoecer e a permanecer doente. Portanto, é importante gerenciar sua resposta ao estresse. Essas dicas baseadas em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) podem ajudar. 
  1. Pare de verificar obsessivamente as notícias 
Estabeleça um horário, uma vez por dia, para ler as notícias, assistir às manchetes da TV e verificar as mídias sociais. Atualizações constantes são estressantes e você não precisa delas. 
  1. Verifique suas fontes 
Leia notícias oficiais ou não leia nada. Não receba suas notícias das mídias sociais, de seus amigos assustados ou de qualquer site que não seja confiável. Você é propenso a acreditar nas coisas que lê quando está ansioso; portanto, filtre com cuidado as informações que entram no seu cérebro. 
  1. Faça download de aplicativos de relaxamento 
Planeje fazer um exercício de relaxamento guiado duas vezes por dia, de manhã e à noite. Pesquisas mostram que atividades de relaxamento são eficazes e alteram a química do seu cérebro. Use conforme necessário, sempre que sentir PÂNICO. 
  1. Não contribua para o PÂNICO 
Converse com amigos e familiares sobre seus medos, mas não inunde as redes sociais com sua ANSIEDADE. Cuide de seus amigos e entes queridos, reduzindo o contágio da ANSIEDADE. E se você tem amigos que estão fazendo postagens inflamatórias, silencie-os temporariamente. 
  1. Faça exercício 
Precisamos de exercícios para permanecermos saudáveis. Quando nos exercitamos, nosso cérebro produz neuroquímicos importantes que regulam o humor, como a serotonina, e nosso corpo consome hormônios do estresse, como o cortisol. Isso torna o exercício particularmente importante em momentos de alto estresse. 
  1. Distraia-se, acalme-se e mantenha-se ocupado 
Se você não tem nada para fazer, sua mente se fixará em sua ANSIEDADE. Distraia-se e acalme-se usando atividades físicas (desenhar, escrever, cozinhar), atividades cognitivas que envolvam sua mente (Sudoku, palavras cruzadas, livros, filmes, jogos de tabuleiro, podcasts) e sensações (tome um banho, beba uma caneca de chá quente, coma uma refeição favorita, ouça música suave). Este é o momento de cuidar do cérebro e do corpo. 
  1. Busque suporte 
Diante de uma pandemia global, a ANSIEDADE é normal - não é um sinal de doença mental. Existem terapeutas treinados para nos ajudar a superar esse PÂNICO. Muitos psicólogos estão realizando atendimentos online, você pode conseguir ajuda. 

Fonte: https://www.psychologytoday.com/us/blog/pain-explained/202003/anxiety-contagion-tips-relief

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.