COVID-19: tomada de decisões e cuidados paliativos


COVID-19: decision making and palliative care

Postado por Giulia



Em seu pico, a pandemia do novo coronavírus causará o colapso dos sistemas de saúde, resultando no menor acesso de pessoas doentes aos tratamentos que precisam, por conta disso, decisões de triagem importantes precisam ser tomadas a fim de evitar o caos no sistema. Baseado em experiências clínicas com o COVID-19 até agora, os seguintes princípios são estabelecidos:
- Todos os pacientes cuja decisão de triagem é não oferecer cuidados de manutenção da vida devem ter acesso à cuidados paliativos. É um imperativo ético fornecer tais cuidados de alta qualidade aos pacientes que provavelmente morrerão por conta do coronavírus, especialmente devido ao sofrimento decorrente de sintomas como dispnéia (falta de ar) e ansiedade;       
- Dúvidas a respeito da triagem devem ser prevenidas através do esclarecimento dos objetivos do tratamento para o paciente e os profissionais de saúde envolvidos;                          
- Decisões complexas de triagem devem envolver um time interdisciplinar de profissionais de cuidados intensivos e paliativos, de forma a não incidir tais decisões a uma única pessoa, e;·.
- O tratamento psicossocial dos pacientes, parentes e profissionais de saúde é essencial. O fardo da triagem é devastador e se manifesta de diversas maneiras: sentimento de abandono por parte do paciente e angústia e estresse por parte dos profissionais da saúde, o que pode levar ao esgotamento emocional de ambos. Assim, apoio psicossocial qualificado deve ser disponibilizado nos ambientes de tratamento, incluindo serviços particulares de luto.

Fonte: https://smw.ch/article/doi/smw.2020.20233

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.