Sugestões de autocuidado para profissionais da saúde durante a PANDEMIA do COVID-19


Traduzido e adaptado por Matheus Macena

Profissionais da saúde estão na linha de frente do combate ao COVID-19 e tem de gerenciar as demandas do cuidado com os pacientes, as famílias e as próprias. Aqui estão listadas algumas estratégias para ajudar no gerenciamento do estresse durante esse período desafiador:

1.     Ansioso ou preocupado?
O cuidado com os pacientes e incertezas quanto aos desfechos em saúde, finanças e viagens são extremamente estressantes. Enquanto navegamos a crise do COVID-19 e suas consequências, o comportamento de dividir com seus colegas, familiares ou amigos as suas preocupações para estipular planos de enfretamento contra a ansiedade é um dos melhores tratamentos.
2.     Moderação
Monitorar para fadiga excessiva, irritabilidade, problemas de sono, dificuldades de concentração e ansiedade. O trabalho é uma maratona, não uma corrida. Preservar-se para prover melhor cuidado aos pacientes, famílias e a comunidade.
3.     Respiração
Fazer uso de mindful breathing ao longo do dia. Escolher momentos para executar respiração devagar e lenta como ao descer do carro, ao entrar na área de trabalho ou anterior a realização de um procedimento. A respiração provém calma e uma melhora na concentração.
4.     Manter hábitos saudáveis
O aumento no estresse e na demanda prejudica a realização de hábitos saudáveis. Tentar trazer as próprias refeições para o local e trabalho melhora a alimentação, limitar o consumo de álcool e THC. Além de priorizar o sono, exercícios e exposição ao sol.
5.     Exercícios
Exercício aeróbico é vital para redução do estresse. Ações como caminhar, andar de bicicleta, correr, trilhas, jogar bola e exercícios com auxílio de vídeos são benéficos. Uma caminhada curta é melhor que nada.
6.     Conexões
Estabelecer contato com a família, amigos, colegas e grupos sociais em geral. Fazer ligações por Skype, Google Hangout e Whatsapp reduzem o isolamento. Conexões divertidas e significativas são fundamentais para o bem estar, o suporte emocional e a solução de problemas de saúde.  
7.     Descanso
Períodos de descanso ou relaxamento provêm “recargas” físicas e emocionais. Caminhadas de 10 minutos durante o período de trabalho e planejamento de atividades caseiras como exercícios, leitura, filmes, podcasts e técnicas de mindfulness acalmam e aumentam o foco.
8.     Home office
Caso esteja realizando trabalho na modalidade home-office, estabelecer um espaço para realizar o trabalho e pausas ou intervalos planejados melhora o foco e aumenta a produtividade.
9.     Flexibilidade é essencial
A demanda nas necessidades de cuidados, ISOLAMENTO SOCIAL e outros estressores vão testar a sua capacidade de flexibilidade e adaptação. Pedir ajuda, avaliar e modificar para seguir em frente, com práticas criativas, é essencial para as situações caóticas.

Fonte: https://www.apaservices.org/practice/ce/self-care/health-providers-covid-19

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.