Dicas para lidar com a QUARENTENA e o ISOLAMENTO durante a pandemia do COVID-19

O ISOLAMENTO social é uma das medidas-chave de combate à PANDEMIA do COVID-19. No entanto, ao seguir tal recomendação, é comum que você possa sentir TRISTEZA, INCERTEZA sobre quanto tempo isso levará, SOLIDÃO devido ao afastamento da FAMÍLIA, entre outras emoções. Por este motivo, listamos algumas dicas que podem te ajudar a lidar com essas emoções durante a sua QUARENTENA.  
  1. ENTENDA O RISCO Se precisar sair, considere o risco real de causar danos a si e aos outros ao seu redor. Para isso, mantenha-se atualizado sobre o que está acontecendo e sobre a PREVENÇÃO através de fontes confiáveis. Mas lembre-se: limite a sua exposição à mídia, pois o excesso pode fazer você se sentir PREOCUPADO demais e aumentar a sua ANSIEDADE.  

  1. MANTENHA CONTATO COM AS PESSOAS – conectar-se com as pessoas que você confia é uma das melhores maneiras de reduzir a ANSIEDADE, SOLIDÃO e TÉDIO durante a QUARENTENA. Mas lembre-se, nesse momento o contato não pode ser pessoalmente, então utilize ferramentas como ligações telefônicas, videochamadas, e-mails e mídias sociais para se conectar com as pessoas que você ama. Dessa forma, você estará protegendo a si mesmo e a sua FAMÍLIA e amigos.  

  1. CONVERSE COM O SEU CHEFE – se você estiver com sintomas de gripe, recomenda-se que não se dirija ao trabalho. No entanto, não conseguir trabalhar durante esse período pode fazer com que você sinta DESESPERO e INSEGURANÇA relacionados à sua situação financeira. Para isso, uma sugestão é explicar claramente ao seu chefe o porquê você está ausente do trabalho. Além disso, entre em contato com as empresas que você recebe faturas mensais para explicar a situação e solicitar acordos de pagamentos de faturas. 

  1. FALE COM UM MÉDICO OU EQUIPE DE SAÚDE – se você estiver em QUARENTENA e estiver PREOCUPADO e com dúvidas a respeito de sintomas físicos que você ou sua FAMÍLIA estejam sentindo, ligue para o serviço especializado disponibilizado pela prefeitura da sua cidade. Em Aracaju/SE, você pode ligar para o número 156. Caso suas queixas sejam de ordem psicológica como ANGÚSTIA, DESESPERO, PÂNICO, TRISTEZA E ANSIEDADE EXCESSIVAS, busque um psicólogo que faça atendimentos online. É uma forma de terapia tão segura e eficaz quanto os atendimentos presenciais.  

  1. CUIDE DE VOCÊ – para lidar melhor com a QUARENTENA tenha uma rotina de CUIDADOS. Faça coisas que funcionam para você. Algumas sugestões são: respirar fundo, meditar, orar ou fazer algo divertido. Você também pode conversar sobre suas experiências e sentimentos com sua FAMÍLIA. Também é importante manter a esperança e o pensamento positivo como forma de combater o PÂNICO e DESESPERO. Escrever um diário com as coisas pelas quais você é grato e boas notícias pode te ajudar nesse processo. 

Fazendo isso, CUIDAREMOS melhor tanto da nossa saúde mental, como da nossa FAMÍLIA! 

Mas e quando o ISOLAMENTO e a QUARENTENA acabarem? 

Você pode experimentar emoções confusas, incluindo uma sensação de alívio. Se você estava isolado por ter a doença, pode sentir TRISTEZA ou raiva porque seus amigos e FAMÍLIA ainda podem ter MEDO de contrair a DOENÇA por contato com você, mesmo que você tenha se curado. A melhor maneira de acabar com esse MEDO comum é aprender sobre a DOENÇA e os riscos reais para os outros. Compartilhar essas informações geralmente acalma os MEDOS dos outros e permite que você se reconecte com eles. 
Se você ou sua FAMÍLIA tiverem sintomas de estresse extremo - como problemas para dormir, problemas com comer muito ou pouco, incapacidade de realizar atividades diárias de rotina ou usar drogas ou álcool para lidar com isso – procure um profissional de saúde. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.